LUZES DE ESTÚDIO E SOMBRINHAS

em Equipamentos.

Quando se trata de luz, você sempre deve assumir o controle!

Isto é muito mais fácil com
uma iluminação artificial, visto que você pode deslocar as próprias fontes de
luz. Existem tantas maneiras de utilizar o mesmo item quando existem resultados
possíveis.

Algumas fotos produzidas em aula são obtidas por um esquema, disparando a fonte de luz através da sombrinha, ambos direcionados para o teto.

Uma coisa interessante sobre a luz apontada para o teto é que isto remove uma boa parte do brilho que ela produz em porcelanas brancas. Este posicionamento também é chamado de luz rebatida no teto. Você deve considerar esta opção ao fotografar cenas com muita porcelana utilizando luz artificial.

O brilho exagerado pode ser muito distrativo, tirando o foco do assunto.

Aqui, o teto branco para o qual a
luz está apontada rebate a luz sobre os cupcakes, adicionando um pouco mais de
potência na medida em que ela, adicionado um pouco mais de potência na medida
em que ela cai sobre o motivo. Além disso, um rebatedor branco reflete a luz
que chega ao cupacakes, preenchendo as sombras escuras que surgiram à esquerda.
Um rebatedor prateado reduziria ainda mais estas sombras.

Este é um esquema para produzir
ao máximo as áreas escuras, preservando o máximo possível de luz.

Tenha em mente que o tamanho do
rebatedor tem pouco efeito nesta situação, pois o motivo é relativamente pequeno.
Ao fotografar uma composição que ocupe a mesa inteira, um rebatedor maior
cobrirá melhor a cena.

Para obter o mesmo nível de iluminação das imagens, foram capturadas com a sombrinha direcionada para a comida (e a luz disparada através dela), diferente das imagens anterior (capturadas com a sombrinha apontada para longe da comida para rebater a luz), aumente a sua compensação de exposição em meio ao stop no modo de Prioridade de abertura antes de pressionar o disparador. Certifique-se de checar as configurações de modos da sua câmera para verificar se as definições estão corretas para sua situação.

Configure seu equipamento com base no alimento que você está fotografando. Este visual suave dos cupcakes pode não funcionar muito bem para um bife suculento ou uma pizza, que poderia ficar melhor se a luz estivesse apontada para o teto, produzindo mais iluminação. Teste alguns esquemas diferentes para ver o que funciona melhor como o seu assunto.

A Versátil Sombrinha

A maioria das sombrinhas que
acompanham os kits básicos de iluminação são melhores utilizados como
sombrinhas rebatedoras – ao invés de sombrinhas difusoras. Dispare contra a
sombrinha, direcionando a luz e a sombrinha para longe do motivo. Assim, você
utiliza a sombrinha como um rebatedor. Quando você dispara através da
sombrinha, ela está sendo utilizada como um difusor.

Aproveite para rever mais dicas sobre técnicas de iluminação  nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

PIONEIRISMO E INOVAÇÃO:
FOCUS Escola de Fotografia – Desde
1975:  
https://focusfoto.com.br    

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

BOLSA DE EMPREGOS PARA ALUNOS DA FOCUS
https://focusfoto.com.br/categoria/empregos/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

#sobrinhas #estúdio #dicas_fotografia
#escola_focus #focus #focus_escola_de_fotografia  #focusfoto #focus_fotografia
#alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia #aulas_fotografia  #enio_leite  
 #cursosdefotografia    

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: G1 - 12/03/2020)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)