LUZES E CORES – PORQUE SE DEVE EVITAR FOTOGRAFAR COM O SOL A PINO

em Dicas & Tutoriais, Equipamentos.

Luzes, cores, fotografar, sol a pino, luz rebatida, preencha as sombras, técnicas de retratos, sol baixo, fotografia escolas, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia,  Angelina Jolie, playboy

Luz Rebatida – Preencha as Sombras

Um rebatedor pode transformar retratos sem graça em profissionais.

É possível usar rebatedores em interiores para direcionar uma suave luz para o rosto da modelo para preencher sombras e clarear as fotos. Peça a alguém que segure o rebatedor fora do enquadramento, direcionando-o para iluminar o rosto.

Afaste o rebatedor para eixar a luz mais suave e difusa. Diferentes superfícies refletidas causam efeitos diversos – o prateado é muito forte (use com cautela), dourado aquece o rosto das pessoas e o branco é neutro.

DICA PARA RETRATO – AUTOMÁTICO NO PHOTOSHOP

O Photoshop tem muitas opções “Auto” para ajuda-lo a melhorar rapidamente os retratos. Em imagens Raw, clique na opção Auto (logo acima da seta Exposure), e para JPEG, experimente Auto Contrast (porém evite usar o Auto em Níveis ou Curvas, pois isso pode alterar as cores e valores de brilho) e use os estilos predefinidos quando converter os retratos para P&B.

Mesmo que o efeito não fique perfeito, servirá como ponto de partida, depois pode ser ajustado com as setas do ACR (Adobe Camera Raw) ou as camadas de ajuste no Photoshop. Vale a pena praticar com as ferramentas Healing e o Carimbo, pois todo retrato pode precisar de remoção de marcas e pontos.

INCLUA CORES PARA IMPACTAR

O fundo produz um grande impacto em retratos e ajuda a editar clima e tom das fotos. Para retratos mais alegres, procure fundos coloridos como portas de garagem e cercas vivas. Tenha em mente que quanto mais distante o modelo estiver do fundo, mais você poderá desfocá-lo usando uma distância focal acima de 50 mm e abertura ampla (f/5.6 ou menor) para destacá-lo do que o cerca.

EVITE A LUZ DO SOL DIRETA

Iniciantes quase sempre tentam fazer retratos em exteriores em dias ensolarados, acreditando que os raios do sol iluminarão bem as fotos. Infelizmente, a luz do sol direta é o pior inimigo de um fotógrafo – em especial sol do meio-dia que cria sombras duras feias sobre os rostos, fazendo também que as pessoas contraiam o rosto. É melhor aguardar alguma nuvem cobrir o sol e difundir a luz ou posicionar o modelo sob uma área sombreada, obtendo rostos livres de sombras e caretas. Com alternativa, use algum “flash de preenchimento” para clarear o rosto e reduzir sombras.

Se puder clique de manhã cedo ou entardecer quando o sol estiver baixo e a luz suave e quente.

Aproveite para rever mais dicas sobre técnicas de retratos nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.