MANIPULAÇÃO DE CORES

em Composição Fotográfica.

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Por um lado, as paisagens de Richard Mosse, acima, são muito tradicionais

No quesito composição, são
clássicas, alinhadas com qualquer um dos antigos mestres. Mas então há a cor.

Isso transforma a paisagem em
algo sobrenatural. Mas mais estranho de tudo, suas cenas continuam a parecer
muito reais.

Para sua série “Infra”, Mosse
fotografou as paisagens devastadas pela guerra do Congo usando filme de
reconhecimento militar que registra a vegetação viva em sóbrios tons de rosa e
vermelho. Ao mudar o uso desse filme de uma ferramenta funcional da guerra para
um instrumento das belas artes. Mosse desafia nossa percepção da paisagem e as
tradições da fotografia de guerra.

QUANDO SE TRATA DE COR, O QUE É A VERDADE?

A cor atinge instantaneamente
quando você olha para as imagens de Mosse. Mas a manipulação de cores em uma
fotografia nem sempre tem de ser tão explícita. Olhe para fora da janela em um
dia ensolarado e então novamente em um dia nublado você verá que nada tem uma
cor verdadeira. Trata-se de algo muito mais relacionado com a maneira como você
escolhe representar uma cena e por quê.

Imagens saturadas são
emblemáticas. Prendem a atenção e nos seduzem com sua vivacidade. Temas se
tornam hiper-reais, especialmente se as cores são manipuladas ao ponto da
artificialidade. Os matizes suaves de uma imagem desnaturada, por outro lado,
passam uma sensação mais serena e mais contemplativa.

MANIPULAÇÃO TONAL

Na paisagem marítima de DoDo Jin
Ming, por exemplo (vide Google imagens) é difícil decifrar onde a água encontra
o céu. Apropriando-se das técnicas fotográficas utilizadas por Gustave Le Gray
no século XIX, Ming faz duas exposições em um único negativo – uma do céu e
outra da água – para representar a natureza em seu toma mais impressionante.

Isso por si só é uma manipulação
fantástica. Mas o que eu quero que analisemos aqui é como Ming usa o preto e
branco. Abandonando a literalmente da cor, Ming opta por uma direção menos
definida. Quando reduza a tonalidade, essa água enfurecida pode ser percebida
como seu oposto: um fogo enfurecido. Se eu me jogasse nesse mar revolto, eu me
afogaria ou me queimaria?

FOTOS EM PRETO E BRANCO REVELAM UM MUNDO INVISÍVEL DE TEXTURA E
TONALIDADE.

Fotografar em preto e branco
significa que as cores são convertidas em tonalidades. Isso revela as
qualidades texturais de um tema. Em vez de lutar com a saturação, níveis de contraste
para criar áreas intensas de preto e branco, ou baixo contraste para obter tons
ais suaves de cinza?

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Sobre o autor

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