MANTENDO O EQUIPAMENTO SECO AO AR SECO AO AR LIVRE

em Equipamentos.

Você pode comprar todo tipo de capa sofisticada contra chuva se fotografar frequentemente sob o tempo chuvoso

Mas o problema é que, se o tempo inesperadamente ficar ruim, é provável que você não tenha uma contra a chuva (se a bolsa da sua câmera for pequena, provavelmente a capa não caberá nela). É por isso que sempre carrego um saquinho OP/TECH da Rainsleeves na bolsa da câmera.

Ele não é sofisticado, mas é pequeno o suficiente para que você sempre possa carrega-lo (e suportam objetivas de até 18). Além disso, ele é bem barato – você pode comprar um pacote com dois saquinhos. Já tive de usá-los anteriormente eles fazem um ótimo trabalho naqueles momentos em que você é pego de surpresa.

DICA: O Que Fotografar Sob Tempo Ruim

Se tiver um dia nublado ou chuvoso, não o desperdice dentro de casa, porque você vai perder algumas grandes oportunidades de fotografar, como: (1) Logo após a chuva, enquanto ainda está nublado e escuro, é o momento perfeito para fotografar folhagens, florestas, rios cobertos de musgos e cachoeiras. (2) R se for um temporal, há boas chances de você fazer uma foto bem impressionante logo que a chuva parar as nuvens se abrirem e o sol aparecer entre elas. (3).

Antes de uma tempestade “desabar”, você pode obter alguns céus realmente surpreendentes. E (4) a atmosfera (nuvens baixas ou neblina) pode criar algumas fotos de paisagem realmente interessantes (estamos falando do paraíso da luz suave, difusa).

DUOTONES INSTANTÂNEO PARA IMAGEM DE PAISAGEM

Se há um lugar em que os efeitos de duotones são ótimos é em imagens de paisagem (eles também são ótimos para alguns tipos de retrato, mas sempre achei que funcionam melhor para paisagens). Criá-los quase sempre é complexo, e é por isso acho que os fotógrafos não os utilizam mais frequência.

Mas tenho uma técnica para pessoas que usam a Câmera RAW do Photoshop ou do Lightroom que é muito simples, você criará efeitos fantásticos de duotone literalmente em questão de segundos. O primeiro passo é converter a imagem para preto e branco. Na Câmera RAW, abra o painel HSL/grayscale e marque a caixa de seleção Convert to Grayscale. No Lightroom, no módulo Develop, simplesmente pressione a letra V no teclado.

Agora, abra o painel Split Toning, mas não toque nos controles deslizantes Highlights. Em vez disso, acesse a seção Shadows e aumente o valor de Saturtion (saturação) para 25. Em seguida, arraste o controle deslizante Hue até um lugar entre 25 e 45 (é aqui que geralmente tenho minhas próprias preferências, mas você pode escolher qualquer configuração Hue que quiser – basta arrastar o controle deslizante para escolher um matiz diferente) e pronto. Isso é tudo. Feito rápido e fácil.

DICA: Não Arme Seu Tripé. Ainda Não

Como um fotógrafo de paisagem, você sempre estará fotografando sob-baixa luminosidade, assim, você vai estar sempre fotografando em um tripé. Não caia na armadilha de andar até uma cena, montar o tripé e fotografar. Antes de montá-lo, pare por um momento e simplesmente dê uma volta pelo lugar. Visualize o tema de diferentes ângulos, possivelmente (de fato, é quase garantido), você encontrará uma perspectiva mais interessante em questão de minutos. Não faça a “foto do passeio”, aquela foto que todos fazem.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia e equipamentos nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 15/08/2020)

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