MATIZES MAIS VIVOS

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Os métodos HDR não se aplicam apenas a situações reais de alto alcance dinâmico. Foto normal á esquerda, com efeito HDR à direita

Um efeito colateral positivo é que agora podemos ter matizes mais intensos que a fonte de luz produziria. Nos tempos dos filmes coloridos, a fonte de luz poderia simplesmente parecer mais ou menos branca.

A maior visibilidade da cor numa luz brilhante é o resultado do processamento da imagem; para nossa visão normal das fontes de luz, elas parecem principalmente brancas.

O que descrevemos aqui, na verdade, é um significativo artefato visual, criado pelo fotógrafo para aumentar o efeito artístico.

 No entanto, não usamos este rótulo pejorativo, pois, em geral, gostamos do efeito HDR. Ele faz as imagens de interiores e prédios iluminados à noite parecerem repletos de cores. Se quiser remover a cor, pode aumentar o contraste, usando o controle Curves.

Outra vantagem do digital é a flexibilidade com o balanço de branco. Onde há dominância de luzes incandescentes, podemos escolher deixar a imagem mais aquecida ou corrigi-la para um efeito mais frio.

Isto também se aplica em  fotos feitas no amanhecer ou no pôr do sol,  quando a temperatura de cor é muito baixa e há, principalmente, matiz vermelho-amarelados.

Entretanto, se as luzes fluorescentes predominam, geralmente é melhor remover a invasão de tons verdes, apesar de que os brancos esverdeados numa cena com outros tipos de luzes pode ser atraente. O fato é que gostamos de variedade: uma cena com luzes de diferentes cores, se corrigida, pode funcionar bem mesmo em preto e branco.

Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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