MEDINDO A LUZ!

em Artigos e Entrevistas, Equipamentos.

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Há pelo menos três assuntos que, quando levantamos em reuniões com fotógrafos experientes, causam um intenso debate.

RAW versus JPEG, Canon versus
Nikon e a necessidade – ou não- de um fotômetro manual. Se você sente um prazer
secreto em provocar um teimoso, então solte essa frase casualmente em uma
festa, quem precisa de um fotômetro?

Eu posso ver a aparência da luz
nas costas da minha câmera. Esta frase é ótima para iniciar um diálogo, no
mínimo. Caso não funcione, tente: “Ei, querida, suas pupilas estão dilatando.
Você deve estar feliz em me ver”.

Se você me perguntar se deve
comprara um fotômetro, provavelmente direi: “Não, economize seu dinheiro para
adquirir outros equipamentos”. Caso me pergunte se é útil ter este aparelho,
responderei: “Sim, definitivamente”.

Tenho fotômetros no seu armário
de equipamentos, mas há anos não utilizo. Nos dias anteriores das digitais, era
essencial ter um desses porque era a única maneira de, confiavelmente, prever a
exposição do flash em estúdio ou determinar o equilíbrio de diversas luzes.

Um dia destes, eu estava
compartilhando isto com outro fotógrafo experiente – um daqueles que acredita
no uso do fotômetro e tem um ótimo argumento. Gentilmente, ele me encorajou a
lembrar de que tenho 50 anos de experiência com iluminação e que provavelmente
posso prever a potência do flash e o efeito resultante da luz, com bastante
precisão, sem um fotômetro. Ele está certo, e eu percebi o valor de um
fotômetro para aqueles que estão aprendendo as técnicas de iluminação.

Esse equipamento é muito útil se
você quiser criar taxas precisas de iluminação e visualizar os efeitos causados
ao alterá-las.

A verdade é, entretanto, que um
cliente raramente solicita uma “taxa de iluminação de 4 para 1”, ou nós, como
fotógrafos, pensemos na criação fotográfica nesses termos. Embora seja bom
saber como fica, visualmente, uma taxa maior ou menor, geralmente projetamos a
iluminação com base simplesmente no que parece certo, não nos números.

Como mencionei anteriormente, se
você tiver acesso a um fotômetro, então é uma ótima prática aprender a
utilizá-lo. Meu principal uso para ele, atualmente, é testar equipamentos de
iluminação.

Além de descobrir quais equipamentos
são mais consistente em cada disparo, e conferir seu nível de desgaste, algo
que seria difícil de identificar sem o fotômetro.

Sua câmera DSLR tem realmente o medidor de luz mais útil, pois ela mostra como realmente está a aparência da luz. Quando combinada com o conhecimento básico do histograma incorporado, ela é tudo que você precisa para fazer exposições perfeitas e “sentir” as taxas de iluminação.

Aproveite para rever mais
dicas sobre fotometria nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de
fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

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Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

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