As 7 Melhores Câmeras Fotográficas Profissionais em 2021

Canon, Nikon, Sony? São tantas opções nas melhores marcas que fica difícil escolher a melhor câmera profissional que atenda à expectativa, e que irá proporcionar aquela satisfação no desempenho e realização das mais belas imagens.

Com o dólar nas alturas, é muito importante investir na qualidade por um preço que caiba no orçamento e nos sonhos, investir numa câmera que fortalecerá o talento para qual segmento da fotografia ou vídeo você produzir.

Para otimizar o tempo e facilitar a vida dos entusiastas e dos profissionais, criamos um guia completo que vai ajudá-los a encontrar o melhor modelo na melhor marca considerando as funções mais importantes que cada câmera oferece na hora de proporcionar a captura da melhor imagem.

Acompanhe nosso artigo e ganhe mais tempo para fotografar! 

Melhores câmeras fotográficas para comprar online

Veja abaixo nosso ranking das melhores câmeras profissionais do mercado:

Imagem

Produto

Preço (R$)


Melhor câmera profissional Canon

1. Câmera DSLR EOS 6D Mark II - Canon 

 ✔️ Melhor câmera profissional Canon

Melhor câmera profissional para iniciante

2. Câmera DSLR D3400 com lente 18-55 mm - Nikon 

✔️ Melhor câmera profissional para iniciante

 ✔️ Excelente câmera em custo benefício
Melhor câmera profissional Nikon

4. Câmera DSLR D750 com Lente 24-120mm f/4G ED VR - Nikon 

 ✔️ Melhor câmera profissional Nikon

Melhor câmera profissional Sony 

5. Câmera Alpha A7R III Mirrorless E-Mount - Sony 

 ✔️ Melhor câmera profissional Sony 

Câmera EOS M50 Mirrorless - Canon 

6. Câmera EOS M50 Mirrorless - Canon 

 ✔️ Melhor custo benefício, boa para blogueiros  

Melhor câmera Sony profissional

7. Câmera Alpha 6400 Mirrorless  Sony 

 ✔️ Melhor câmera Sony profissional

1. Câmera DSLR EOS 6D Mark II – Canon 

Melhor câmera profissional Canon

A multifuncional que atua em qualquer segmento fotográfico. 

A Câmera Canon EOS 6D Mark II compensa em qualidade de imagem, com ela a expressão da cor e a profundidade de campo no quadro se completam. O seu desempenho é muito satisfatório em ambientes de pouca luz e a visualização de nível eletrônico proporciona alta performance para imagens surpreendentes. 

Combinada com uma boa lente, você fará fotos sempre incríveis e impecáveis. Se você está procurando uma boa câmera de uso geral, poderá usá-la para fotografar eventos, objetos em movimento, pessoas ou paisagens, você conseguirá os melhores resultados.

Os recursos sem fio da Canon também funcionam muito bem. É possível transferir as fotos para o telefone se quiser postá-las em algum lugar imediatamente. Sensor de 26,2 Mp. Peso ‎816 g.

Prós

Contras

✅ Corpo vedado contra intempéries

🚫 Pontos de foco só no centro 

✅ Excelente para cenas em movimento

2. Câmera D3400 DSLR com Lente 18-55 mm – Nikon 

 Melhor câmera profissional para iniciantes

A Câmera Nikon D3400 DSLR é um modelo muito eficiente, tudo funciona como esperado, a qualidade dos botões e os materiais de montagem são muito práticos. Com um sensor de 24.2 Mp. Faz 5 fotos de qualidade por segundo. 

O corpo é pequeno, leve, compacto, a lente é uma 18-55 que proporciona todo tipo de quadro.. AF-P tem algo para se destacar: o autofoco está melhor, mais rápido e mais silencioso com o novo motor. 

Os menus são fáceis de usar e entender, a bateria dura muito tempo e carrega em 2 ou 3 horas. Quanto à gravação de vídeo, a câmera não tem uma entrada para microfone externo e o microfone integrado é apenas mono. 

O Snap Bridge funciona, mas é uma conexão Bluetooth, para transferir imagens em alta resolução leva algum tempo, é algo para um uso esporádico.  Sensor de 24.2MP. Peso ​​‎393 g . 

Prós

Contras

✅ Fotografia HDR

✅ Timelapse de vídeo/foto

✅ Excelente câmera para iniciantes. 

🚫 Dificuldade de vincular câmera ao aplicativo de conectividade. 


3. Câmera DSLR EOS Rebel T7i com Lente 18-55mm – Canon 

excelente custo benefício em câmera profissional

Paisagens não ficarão sem destaque.

O ajuste e o acabamento da Câmera Canon DSLR EOS Rebel T7i são excelentes, de utilização fácil e intuitiva é indicada para iniciantes e entusiastas. O nível de entrada é perfeito para fotografia que grava simultaneamente em JPG e RAW e para gravação de vídeo em alta qualidade Full Hd. 

O kit de lente que vem com ela é muito apropriado para explorar imagens fotográficas em planos mais abertos, ideal para fotografar paisagens e locais amplos como praias, campos  e cidades. O modelo é realmente suficiente em relação qualidade/preço. 

Os recursos que antes eram destinados apenas aos modelos Canon mais avançados e caros, agora são introduzidos pela primeira vez em uma câmera Rebel, e ainda conta com os recursos de conectividade para transferir fotos ou usar disparos remotos via app de celular. Sensor de 24.2 MPs. 

Prós

Contras

✅ Intuitiva. Muito fácil de usar 

🚫 Vida útil da bateria fraca

✅ Excelente autofocus

4. Câmera DSLR D750 com Lente 24-120mm – Nikon 

Melhor câmera profissional Nikon

A excelência da nitidez em primeiro lugar. 

A Câmera Nikon D750 tem excelente alcance dinâmico Full HD para oferecer imagens nítidas. Você pode colocar o ISO em 2.500 e as fotos ainda parecerão boas. Ela tem slot de memória SD duplo, configurável para backup ou RAW + JPEG. 

A bateria pode levar cerca de 600-700 usando o olho mágico da câmera. Com ela é mais fácil obter desfoque de fundo com até 4 mm, após 4 mm o fundo começa a sair em foco. 

Ela não tem porta pc para disparar flash. As memórias SD são menos confiáveis do que as CF, mas são mais baratas. Excelente conectividade. Sensor de 24.3MP. Peso ‎748 g.

Prós

Contras

✅ Estável, potente e ágil

🚫 É uma câmera mais pesada 

✅ Excelente foco em pouca luz 

✅ Gravação de vídeo 4k

5. Câmera Alpha A7R III Mirrorless E-Mount – Sony

Melhor câmera profissional Sony 

Perfeita para produção de beleza e leveza nos mínimos detalhes.

A Câmera Sony Alpha A7R III Mirrorless é leve e fácil de transportar, é uma câmera profissional eficiente para a maioria dos profissionais que trabalham na rua ou dentro do estúdio. 

E se você é um profissional que fotografa casamentos, eventos e assuntos que exigem um movimento rápido em situações difíceis e de pouca luz, vale a pena fazer um upgrade para a Sony Alpha A7R III. 

A Câmera Sony Alpha A7R III Mirrorless está no ranking da melhor câmera profissional com excelência no autofocus, disparo contínuo, conectividade Wi-Fi, Video Full HD 2160p, Sensor de 42 Mp. Peso ‎658 g. Só é um pouco salgada no preço. 

Prós

Contras

✅ Excelente Autofocus

✅ Entrada para microfone externo 

🚫 EYE AF não funciona à distância

🚫 O novo recurso Pixel Shift só é útil para tema estático 

6. Câmera Digital EOS M50 Mirrorless com Lente 15-45mm – Canon 

Câmera Digital EOS M50 Mirrorless com Lente 15-45mm - Canon 

A pequena notável que impressiona nos detalhes. 

A Câmera Digital Canon EOS M50 Mirrorless é uma câmera pequena, leve e com uma qualidade de construção muito melhor. 

Inicialmente, pode levar alguns dias para se acostumar com o localizador de visualização eletrônico, pois há um pequeno atraso (pode ser fração de segundo). 

Ela tira excelentes fotos com cores punchy em JPEG e vídeos 4k. A lente do kit que acompanha o corpo  é muito compacto, e de boa qualidade pelo seu preço. Sensor de 24.1 Mp . Vídeo Full HD 1080p60. Peso ‎388 g. 

Prós

Contras

✅ É pequena, compacta, leve, muito portátil 

✅ Imagem impressionante e qualidade de vídeo 

🚫 Obturador de rolamento, falta de Dual Pixel Autofocus e fator de corte excessivo em 4k

✅ Tiro único a 10fps e Servo a 7,5 fps

7. Câmera Mirrorless Alpha 6400 – Sony

 Melhor câmera Sony profissional

Modelo prático que atende atividades expressas com qualidade. 

A Câmera Sony Alpha 6400  é caracterizada por ser uma câmera sem espelho de alcance médio da série alfa 6000. Competindo no mercado com outras marcas como Fujifilm, Nikon e Canon, a câmera Sony a6400 conseguiu posicionar-se como uma das melhores câmeras sem espelho, voltada principalmente para blogueiros.

Nos perfis de fotografia e vídeo, processador fotográfico está aprimorado com cores mais ricas e a principal qualidade deste modelo é a velocidade do foco, sendo um do mais rápido.

Tanto na fotografia quanto no vídeo, o HDR tem uma capacidade muito boa, permitindo uma grande melhoria na seção de contraste. Sensor de 24,3 Mp. Vídeo  4K. Peso 1.05 g.

Prós

Contras

✅ Excelente foco automático

✅ Entrada para microfone externo

✅ Boa para blogueiros

🚫 Ausência de estabilizador 

🚫 O kit de lentes deixa a desejar


O que é uma câmera fotográfica profissional 

É sempre bom lembrar que  uma câmera profissional é mais rebuscada, tem configurações mais avançadas, maior controle manual dos ajustes e pode intercambiar diversos tipos de lentes, tudo isso para permitir maior criatividade na hora de escolher a estética da sua fotografia.

A lista completa de especificações pode parecer imensa, por isso é ideal manter o foco no segmento da fotografia que você quer investir e nos requisitos básicos de uma boa câmera profissional que atenda à sua iniciativa. 

Como escolher a melhor câmera fotográfica profissional 

Se você está interessado em fotografar produtos para uso digital em redes sociais e nos sites da web, você pode investir num corpo de câmera semiprofissional, mais barato, e pode usar uma opção de 12 megapixels. Mas, se você quiser experimentar a impressão de fotografias, então é essencial comprar uma câmera com sensor de alta resolução, porque precisará manter os detalhes da imagem ao imprimir. 

Para a fotografia comercial, de paisagem, de moda e viagens, a resolução será mais importante do que a velocidade de disparo contínuo. Para fotografia de esporte e coleta de notícias, porém, a velocidade, o foco automático e o desempenho em baixa luminosidade superam a contagem de pixels. 

Além de pensar no tamanho e no peso que você quer, é importante pensar no design do menu intuitivo para que seja mais fácil encontrar os botões de ISO, velocidade, foco e abertura, pois são as funções básicas mais usadas.

Tipos de câmera 

Existem dois tipos de câmeras fotográficas profissionais no mercado online: a câmera DSLR, e a câmera Mirrorless, a DSLM. 

A câmera DSLR é construída de maneira um pouco mais robusta e, frequentemente, está disponível a um custo menor. As câmeras sem espelho são menores e mais leves, adequadas para gravações de vídeo. 

As duas possuem configurações avançadas, funções de ajustes manuais, possibilidade de usar diferentes tipos de lente intercambiáveis e um sensor grande satisfatório. 

Uma desvantagem pode ser comparada quanto a vida útil das baterias: a mirrorless tem sempre uma luz acesa em seu corpo, a bateria é mais consumida rapidamente. 

DSLR

Nas câmeras DSLR “Digital Single Lens Reflex” a principal característica é que elas têm um jogo de espelhos e, por isso, o visor mostra exatamente a cena que você vai capturar. Seu sensor aceita diversas lentes intercambiáveis, e proporcionam uma excelência na nitidez das imagens que são reguladas pela distância entre a lente e o sensor.  

Mirrorless 

As câmeras mirrorless DSLM, câmeras sem espelho, possuem uma lente única removível e um display digital que proporciona uma visão de maior profundidade de campo. Seu sensor também aceita lentes intercambiáveis ​​compatíveis e proporciona um melhor aproveitamento da luz. Elas são mecanicamente mais simples, menores, mais leves e mais silenciosas devido a eliminação da caixa dos espelhos em movimento. 

Sensores

Observe que quanto maior o sensor digital melhor será o gerenciamento da sensibilidade ISO e melhor será o desempenho da câmera em condições de pouca luz. Ele é o responsável por capturar a luz e realizar a transformação em imagem e armazená-la. Ele faz isso usando pixels: quanto maior o sensor, maior o número de pixels e melhor a qualidade da foto. 

As câmeras profissionais podem ter dois tipos de sensores: o cropado e o full frame. 

Sensor cropado tem um fator de corte e produz imagens com formato um pouco menor em relação aos filmes tradicionais. 

O sensor full frame é maior, tem melhor qualidade e produz imagens de 36 x 24mm, equivalente ao tamanho do filme analógico. Esse tipo de sensor capta mais luz, o que aumenta a sensibilidade do ISO e o torna excelente opção para fotografar com pouca luz, possui maior área de captação, o que é ótimo para fotografar paisagens. 

Lentes 

As melhores câmeras profissionais tem o corpo receptivo para intercambiar lentes avulsas. Os modelos de câmeras que já vem com kits de lentes (18-55 mm ou 24-120 mm) são as melhores câmeras profissionais para iniciantes, pois permitem enquadramentos amplos e fechados com um manuseio prático e intuitivo.

Intercambiar diversas lentes pode proporcionar diversidade nas imagens. No mercado encontramos lentes que variam de 16mm a 600mm. Quanto maior a distância focal, maior será a ampliação da cena capturada. Cada lente também possui abertura: 

Quanto menor a abertura f (f/16, f11) maior será a captura dos detalhes do quadro inteiro. Quanto maior a abertura f (f/5-6) mais o fundo da cena fica desfocado em relação ao objeto principal. Uma lente de 50mm com abertura acima de f/11 é a preferida para Fotos de Paisagens.  

Velocidade do obturador

A velocidade do obturador refere-se ao tempo que ele permanece aberto para a entrada de luz no sensor. É medida em fração de 1 segundo 1/x, quanto maior o x maior será a velocidade. Ou seja, a luz terá menos tempo para entrar. 

A velocidade máxima do obturador varia em cada modelo, e pode chegar a mais de 1/8000 nas câmeras mais avançadas. Mesmo nos modelos mais simples, pode chegar a impressionantes 1/4000, um valor alto que já é suficiente para congelar imagens em movimento, com muitos detalhes. 

A velocidade alta é ideal para fotografar eventos esportivos. Com a velocidade mais baixa é possível dar a sensação de movimento nas fotos, deixando o objeto mais desfocado. 

Resolução de imagem e vídeo 

Para vídeo, observe o fator de corte, para saber se o aparelho mantém o ângulo mais amplo ou se vai ter um zoom no vídeo.O padrão atual de melhor resolução é 4K – 30p. Ter portas de microfone e fone de ouvido também é um recurso significativo, assim como um bom sistema de estabilização óptica.

Conectividade  

Atualmente boa conectividade agiliza a passagem da fotografia para a nuvem, para o e-mail ou rede social e pode empreender um aproveitamento do seu tempo real.

Wi-fi

O Wi-fi também é muito útil para possibilitar o uso de disparadores remotos via app de celular, modalidade procurada por quem trabalha com fotografias em estúdio ou autorretratos fine art. 

Bluetooth

Agiliza o compartilhamento de imagens para outros dispositivos remotos. 

Perguntas frequentes 

Qual a diferença entre uma câmera profissional e semi profissional?

As câmeras profissionais oferecem mais recursos de configurações manuais, aceitam  intercambiar maior diversidade de lentes e oferecem maior resistência e proteção física às ações do tempo. 

Quanto custa uma câmera para gravar vídeos?

As câmeras que gravam em 4k estão por volta de 10 mil reais. 

Qual a melhor câmera profissional para fotografar eventos?

A opção por uma câmera com sensor maior dará uma boa visibilidade do que está sendo capturado, para não correr o risco de perda da cena espontânea que não se repetirá. 

Por que comprar uma câmera profissional?

É um investimento que pode trazer, entre outras motivações, uma melhor qualidade na hora de fazer a impressão fotográfica. 

Qual é a câmera que os Youtubers usam?

Para quem quer investir em equipamento de pequeno porte pode investir na Sony DSC WX350 ou na GoPro HERO8. As câmeras da Canon e Sony listadas neste artigo são excelentes para quem quer investir no médio e grande porte.  

Qual a melhor opção para fotografias?

As câmeras com maior megapixels, disparos mais rápidos, autofoco com excelência, são as mais procuradas para fotografias que serão impressas e não podem correr o risco de terem que ser refeitas. 

Qual é a melhor opção para vídeos?

Atendendo a vloggers e criadores de conteúdo, a Canon EOS M50 Mark II que, além de gravar, cronometrar vídeos e fotografar em alta qualidade, também atua como webcam, conectada em tempo real à web. 

Qual a melhor custo benefício?

O preço da Câmera DSLR Canon EOS 6D Mark II  como equipamento fotográfico profissional que oferece qualidade em imagem e menos risco de perda de tempo. 

Conclusão: qual a melhor câmera fotográfica profissional 

O mercado está cheio de opções. Muitas dúvidas podem surgir na hora de investir na nova câmera profissional que atenderá às iniciativas e expectativas criativas. 

O importante é investir em qualidade. As questões técnicas colaboram para construir a imagem do melhor equipamento dentro de cada marca e o melhor preço para o seu bolso pode ser decisivo na hora da escolha. 

A Nikon deixou de operar no Brasil em 2018, a Sony anunciou que deixará o Brasil. De olho na garantia, ainda pode-se comprar pela web. Mas a Canon se tornou a principal opção de marca para quem busca modelos atualizados e com suporte técnico mais ágil. 

Para ajudar a minimizar as dúvidas, esse artigo se propôs a construir o perfil de cada câmera, trazer as especificações que marcam seu melhor desempenho e assim garantir a satisfação na compra acertada que favoreça as melhores imagens fotográficas da sua vida. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *