MESTRES DA FOTOGRAFIA – ANSEL ADAMS – 1902 – 1984

em Artigos e Entrevistas, Mestres da Fotografia.

Mestres da fotografia, Ansel Adams,, Moorise, Hernádez, Novo México, fotografias de paisagens, Oeste Americano, Califórnia, fotografia escolas, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, focusfoto, blog de fotografia

“A maneira como o fotografo baseia-se na admiração que tenho pelo contraste entre o que é grande e pequeno a nossa volta”. Foto: Ansel Adams, Moorise, Hernádez, Novo México 1944

Ansel Adams é o autor das fotografias de paisagens mais grandiosas dos Estados Unidos.

A mais conhecida talvez seja Moorise, Hernádez, Novo México 1944, a imagem de uma aldeia, com uma igreja e um cemitério, uma planície escura, com uma cadeia montanhosa ao fundo, tudo alinhado em faixas estreitas sob um vasto céu.

As imagens de Adams são especialmente do Oeste americano, e de paisagens montanhosas e despovoadas da Califórnia, Woyoming, Novo México e Arizona. O seu trabalho levou por vezes mais longe, ao Alasca e ao Hawai, em 1947 e 1948, para fotografar os parques nacionais, mas o seu tema principal foi à paisagem do Oeste.

Outros fotógrafos norte americanos trabalharam com essas mesmas paisagens; entre eles refere o seu amigo Edward Weston, com quem fotografou na High Sierra, em 1937. Mas as fotografias de Adams têm características específicas. Procurou, e conseguiu a grandeza e registrou formas que traduzem bem a imensidão. Os seus horizontes são longínquos, extensos e coroados por céus enormes.

Com frequência sublinha a imensidão com pormenores, pequenos mais significativos, em zonas próximas; um cavalo põe exemplo junto das árvores numa faixa iluminada pelo Sol, numa cadeia de montanhas recortadas, ou as construções delicadas de Hernández, no seu ambiente imenso.

O trabalho de Adams revela a sua preocupação pelo equilíbrio. É possível que sua visão da América do Norte seja extensa e muito bem conservada, mas não pode se dizer que seja selvagem.

Encontrou e fotografou zonas em que os rigores das rochas e da neve têm como contraponto a suavidade das águas calmas e da vegetação. Os céus que nos deixou raramente se abrem para o infinito; surgem neblinas e nuvens à deriva, que transporta com sigo indícios de capricho e imaginação. Fotografou a América como qualquer coisa muito próxima do paraíso, cheia de rios, florestas e postagens ondulando ao vento, e decorada com belezas naturais com a da luz do alvorecer que incide nos bosques na Primavera.

As fotografias de Adams são nítidas e muito bem preparadas. As imagens tendem a representar pormenores microscópicos das pedras, as nervuras da madeira, a casca, o gelo, os líquenes e a área amontoada.

Ele chamava a isto, uma abordagem limpa e direta da fotografia, mas sustentava que implicava muito mais do que precisão técnica. Não estava disposto a dizer o que era realmente, e a única vez que associou ao seu trabalho o termo pictórico foi em janeiro de 1931, na exposição individual Pitorial Photographs of the Sierra Nevada Mountain, na Smithsonian Institution de Washington, D.C.

 Em 1931, insatisfeito com as fotografias desde a década de vinte, decidiu a voltar a começar de novo entregando-se à dignidade simples das provas esmaltadas, pondo de lado os papéis fotográficos com texturas.

Tornou-se, nas suas próprias palavras, totalmente consciente da beleza permanente das coisas que são, e continuou a se.

Aproveite para rever mais dicas sobre os grandes  mestres da fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

 Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)