MESTRES DA FOTOGRAFIA – AUGUST SANDER

em dicas de fotografia.

MESTRES DA FOTOGRAFIA - AUGUST SANDER

                         O Pedreiro, de August Sander, 1928.           

A fotografia de August Sander de um jovem pedreiro, feita na cidade de Colônia, no final da década de 1920, faz parte da série Pessoas do Século XX. Na época em que começou a série, Sander já era um fotógrafo experiente e tinha plena consciência da importância tanto da pose quanto da composição e da iluminação. Ele criou centenas de fotografias para essa coleção, que permanece como um importante exemplo da significância do retrato descritivo.

Embora estivesse interessado em fotografar e documentar tipos sociais, Sander também estava ciente da individualidade de cada um de seus sujeitos. Em Pedreiro, ele retrata um jovem bonito e atlético, que posa graciosamente para a câmera e encara o espectador com seu olhar firme.

É clara a admiração de Sander pela força e pela franqueza desse pedreiro, e isso se torna a peça principal dentre as informações emocionais nesta imagem. Os tijolos parecem incrivelmente pesados, mas o jovem os equilibra em seu ombro como se eles fossem uma teia de aranha. O fundo escuro e o raio de luz que corta diagonalmente o rosto e o corpo do homem dão a esta fotografia um aspecto mágico e etéreo, em nítido contraste com a irregularidade grosseira dos tijolos.

Embora não tenha sido a intenção de Sander mostrar o pedreiro no local de trabalho, a imagem dá aos espectadores informações precisas a respeito e a força e o vigor tão necessários para fazê-lo. Em outros retratos da série, como os de agricultores, advogados e artistas, Sander revela a profissão e a classe do retratado através do gesto, das roupas e do cenário.

O fotógrafo alemão August Sander (1876-1964) foi autor de uma das mais apreciadas obras fotográficas do século passado, um projeto de fotografia documental de grande envergadura, iniciado na década de 1920, composto basicamente por retratos, por sua vez organizados segundo o critério de classificação de tipos da sociedade elaborado pelo próprio fotógrafo. Alguns dos retratos são descritos neste trabalho pormenorizadamente a fim de encontrar nas suas propriedades visíveis indicações referentes aos esquemas de percepção que Sander empregava em sua visão de mundo. As análises dessas imagens são confrontadas com os critérios de classificação por ele adotados e articuladas a um manancial de informações relacionado ao ambiente fotográfico da época, ao contexto sócio-político da Alemanha e à biografia do fotógrafo.

Este procedimento levou à hipótese central da pesquisa: mais do que representações de tipos sociais, como de fato acreditava Sander, seu projeto é antes um conjunto de estereótipos no sentido de seus retratos serem realidades construídas que correspondem a um modo de percepção social. Enquanto à percepção do real, a maioria dos retratos corresponde a estereótipos pré-concebidos socialmente.

 O presente estudo parte do princípio de que Homens do século XX é a narração da interpretação de Sander sobre aquele período histórico da Alemanha. Deste ponto de vista, a análise empreendida não interpreta somente a obra, mas também interpreta a interpretação circunstanciada daquele que a concebeu. Não se trata, portanto, de um estudo sobre os fatos narrados, mas sim sobre a forma como Sander os narrou, sua percepção do mundo inscrita na interpretação que ele faz do real circunstanciada por diversos fatos sociais.

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