MESTRES DA FOTOGRAFIA CECIL BEATON – INGLATERRA – 1904 -1979

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“Steichen influenciou-me de um modo particular: obrigou-me a empregar uma foto câmera diferente, enorme, em vez da minha pequena Kodak”. Foto: Marilyn Monroe, por Beaton

Nascido em um meio privilegiado, Cecil Beaton estava numa boa posição para registrar estilos, moda e as preocupações de uma época influente e promissora.

Mais conhecido como retratista adulador das classes altas, Beaton trabalhou de fato em muitos estilos, e com frequência interessou-se por personagens que pouco teria a ver com alguém obcecado pela moda.

Os modelos favoritos de Baton eram as irmãs, Nancy e Baba.

Na busca de fantasia, elegância e perfeição, Baton utilizava todos os tipos de objetos caseiros. Envolvia os seus pacientes modelos em metros de bordados, lençóis e tapetes orientais, espalhava flores por todos os lados e pintava cortinados especiais de fundo, para realçar os ambientes da época.

Ainda que pudesse gastar horas a fio a criar trajes e ambientes da época. Ainda que pudesse gastar horas a fio a criar trajes e ambientes requintados, Beaton ficava embaraçado com o s aspectos técnicos da fotografia, durante grande parte da sua careira utilizou apenas uma foto câmera muito simples.

O uso convencional de ambientes e objetos atingiu o ponto culminante nas fotografias que realizou os jovens na sua apresentação na sociedade, e de celebridades. Punham em realce as qualidades próprias de cada modelo, fossem belas ou excêntricas, por meio de cortinados de fundo a partir de ângulos apropriados.

Alguns desses retratos parecem antiquados e pouco convincentes para os olhos contemporâneos, mas na altura marcam uma ruptura decisiva com os convencionalismos rígidos do passado.

A capacidade e o desejo de agradar de Beaton não tinham limites. A verdade num retrato era puramente subjetiva, podendo conjurar-se a beleza com um pincel de retoque. As saliências desagradáveis e a manchas da pelo desapareciam num instante, a as maratonas da sociedade, com o auxilio da arte caritativa de Beaton, voltavam a ser esbeltas e jovens.

Em 1929 Beaton estava em vias de realizar os seus sonhos de fama, êxito e fotografar mulheres bonitas. Deram-lhe a oportunidade de trabalhar para revista norte-americana Vogue e, em novembro desse ano, partiu para Nova York. Após uns começos desencorajadores, começaram a aparecer nas páginas da revista os seus retratos de celebridades como Fred Astaire e Gertrude Lawrence, e a seguir foi contratado.

Durante os anos seguintes Beaton desempenhou o papel de fotógrafo da corte entre a gente da alta sociedade. Trabalhou em Hollywood, onde conheceu greta Garbo, o grande amor da sua vida, e passou a viajar sempre que podia e fosse para onde fosse.

Quando conseguia sair dos limites do estúdio, Beaton trabalhava de um modo mais instintivo, escolhendo temas menos usuais e, por vezes, surrealistas.

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