MESTRES DA FOTOGRAFIA – IRVING PENN – 1917 – Nova Jersey, Estados Unidos

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Penn faz que tudo seja extremamente difícil para ele próprio. Não utiliza artifícios nem recursos especiais, e só se serve da iluminação mais simples

As fotografias de Irving Penn têm qualidades perduráveis e a sua abordagem da arte é atemporal. Seja o que for que decida fotografar, a sua maior preocupação é absoluta, que são verdadeiros temas da fotografia, a sua essência, quando se libertam as superficialidades do estilo e da moda.

Apesar do evidente fascínio que sente pelas pessoas e objetos que põe diante da objetiva, as suas imagens são elaboradas também a volta da luz e da análise da forma de desenho e das tonalidades. Numa carreira que se prolongou por quatro décadas, Penn estabeleceu os seus próprios critérios exigentes, perseguindo aproximadamente as verdades fotográficas que defende.

O volume impressionante de trabalho que se constitui o fruto do seu labor demonstra a consciência das suas concepções, a medida da sua persistência, tornando-o merecedor do reconhecimento generalizado como um dos maiores fotógrafos de sempre.

Irving Penn nasceu em Nova Jersey, em 1917. Entre 1934 e 1938 estudou em Philadelphia Museum Scool of Industrial Art, na Pensilvânia, e publicou desenhos na Harper’s Bazaar.

Entre 1940 e 1941 trabalhou como desenhador publicitário para uns grandes armazéns de Nova Iorque, antes de embarcar em 1942 numa viagem de pintura para o México. Regressando um ano depois, Penn foi convidado a fazer as suas primeiras fotografias para a revista Vogue.

O desenhista em artes Alex Liberman percebeu o potencial de Penn e iniciou a colaboração entre o fotógrafo e Conté Nast, editores da Vogue – o que constituiria o fundamento da sua carreira como fotógrafo. Liberman e a Vogue eram suficientemente esclarecidos para concederem a Penn a maior liberdade criativa, e este apoio foi amplamente compensado as inúmeras páginas duplas sensíveis e elegantes que criou para a revista durante vários anos.

O trabalho de Penn engloba três categorias: moda, retrato e naturezas mortas. Porém, o método que utiliza faz que estas categorias por vezes se sobreponham, através da sagacidade do fotógrafo, temas que superficialmente são diferentes, passam a relacionar-se intimamente.

Através da objetiva de Penn, as tradicionais vestes de um marroquino são observadas com o mesmo respeito pelos valores hierárquicos e beleza intrínseca que um modelo de Balenciaga ou de Dior.

A pétala aveludada de uma flor murcha é analisada como um objeto que possui uma beleza abstrata e absoluta, do mesmo modo que os lábios ou as unhas do modelo, ou os restos estilizados da comida.

Penn manifesta igual interesse em captar a presença d um indígena da Nova Guiné ou o espírito de Picasso, Colette, um modelo da alta costura ou um limpador de janelas londrino. Penn tornou-se famoso, e o seu trabalho e estilo predominaram na década de cinquenta.

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