MESTRES DA FOTOGRAFIA: MAN RAY

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Ray usava os editoriais de moda para financiar sua arte experimental. A fotografia de moda dele era livre de qualquer conceito pré estabelecido, era, na verdade, uma visão do artista. A cada ensaio, um estudo, um experimento. Como essa obra surrealista, com Salvador Dali

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Durante muito tempo, o conceito da fotografia como forma de arte foi questionado pela crítica.

A razão dessa resistência foi o fato dela representar uma cópia, obtida por uma máquina e não pela habilidade do artista. O que faz com que ela não tenha o momento único que caracterizava a obra de arte até então.

Entretanto, entre a classe artística, ou seja, a que produz arte, a fotografia nunca sofreu esse tipo de resistência. Um dos primeiros a aderirem a fotografia como suporte artístico foi também um dos grandes artistas do século XX, criador de uma estética única com grande influência no mundo das artes até nossos dias.

O pintor, fotografo, escultor e cineasta norte-americano, Man Ray, começou a se dedicar à fotografia por que não gostava das reproduções que os fotógrafos profissionais faziam de suas fotos.

Após estudar profundamente a técnica fotográfica Man Ray se tornou um expert e começou a realizar experimentos fotográficos que exploravam as possibilidades que a fotografia oferecia à arte.

Em uma entrevista realizada em 1974, Man Rey explica a sua relação com a fotografia; “Pinto o que não pode ser fotografado, algo surgido da imaginação, ou um sonho, ou um impulso do subconsciente. Fotografo as coisas que não quero pintar, coisas que já existem”.

Os experimentos fotográficos de Man Rey são comparáveis ao que alguns artistas fazem hoje, com as ferramentas de edição de imagem digitais, usando não só a fotografia, mas também o Photoshop.

Uma força transgressora, que de tempos em tempos faz com que a arte se renove e crie uma nova estética e que caracteriza o papel do artista como um individuo à frente do seu tempo, sempre esteve presente na obra de Man Ray.

Porém, ele não era o único artista transgressor da época e encontrou abrigo para suas ideais revolucionárias em importantes movimentos artísticos como Dadaísmo e posteriormente na sua evolução o Surrealismo de Salvador Dali.

A partir da obra de Man Ray é possível discutir um dos mais importantes questionamentos da arte moderna: o que é arte e o que não é arte? A fotografia assim como o computador funciona como um agente produtor e multiplicador de ideias e sentidos diversos.

Um dos grandes feitos de Man Ray e do movimento dadaísta foi enxergar a fotografia como suporte para arte, embora ela também transcenda este limite. As fotos de Bresson, por exemplo, mostram o quanto a fotografia pode produzir arte de maneira espontânea, cabendo ao fotografo saber identificar o momento que deve clicar, o instante em que um conceito seu se materializa frente a seu olhos.

 As experimentações de Man Ray, no entanto, não contribuíram apenas para fortalecer o conceito da fotografia como forma de arte, com experimentos como a rayografia – um estilo de foto sem o processo de revelação, em que ele colocava um objeto sobre o papel fotográfico e expunha à luz, deixando a sombra do objeto no papel – ele contribui para alargar os seus limites técnicos.

Além de sua grande paixão pela técnica fotográfica, Man Rey explorou o nu feminino de uma maneira, inquietante instigadora e, sobretudo, bela. Ele foi, antes de tubo, um espírito livre que circulou por diversos campos da arte e encontrou na fotografia o suporte ideal para expressar a vanguarda de suas ideais.

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Comentários

  1. Elizabeth -

    This image is Dali Atomicus (1948). This photographic artwork by Latvian-born US photographer Philippe Halsman (1906-1979)

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