MODO MANUAL – PORTO SEGURO

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais.

modo manual, porto seguro, configurar, botões, câmera, série de imagens, regras básicas, abertura, velocidade, obturador, gastronomia, cursos fotografia,  visão fotográfica, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escola de fotografia, focus

Você provavelmente já ouviu fotógrafo dizendo: Manual, Manual, Manual! Você precisa realmente aprender usar o modo Manual

Embora seja verdade o que você precise configurar tudo pessoalmente no modo Manual, você sabe por que é importante saber utilizar a câmera manualmente?

Por que… se você se deparar com uma situação na qual todos os outros botões da sua câmera estão quebrados – ou estiver utilizando um tipo de câmera totalmente diferente para capturar uma série de imagens – saber com o preparar uma foto no modo Manual significa que você ainda conseguirá obter ótimas imagens.

Você aplica as regras básicas de abertura e velocidade do obturador e produz bons resultados… não importa a câmera que esteja utilizando. Estes componentes são constantes. Eles não mudam, não importa o país em que você esteja ou idioma falado nele.

Pessoalmente, eu considero o modo Manual como meu porto seguro. Eu prefiro utilizar o modo Prioridade de abertura (descrito abaixo) durante 60% do tempo, pois realmente gosto de trabalhar a profundidade de campo.

Mas esta é uma preferência minha e funciona para mim. Ainda assim, já me deparei na situação nas quais eu teria grandes problemas se não soubesse voltar ao Manual e ajustar a abertura, velocidade do obturador e ISO separadamente para obter “a foto”.

O modo Manual permite que você tenha controle completo da sua câmera e uma versatilidade ilimitada. Ele funciona assim: digamos que você definir o melhor ISO para sua imagem e optou por fotografar no modo Manual – ajustando apenas a abertura e a velocidade do obturador. Eles funcionam como setas opostas em um a escala deslizante. Quando você aumenta um precisa reduzir o outro para manter a mesma exposição.

Por exemplo, se você quiser fotografar no modo Manual e colocar seu empenho em produzir aquela apaixonante profundidade de campo limitada, conforme exemplo acima, que produz aquele característico plano de fruindo do desfocado visto frequentemente em revistas de gastronomia), abra seu f/stop (reduza o número) e aumente a velocidade do obturador. Faça o oposto para obter a profundidade de campo maior.

Digamos que você queira se concentrar no tempo ao invés da profundidade de campo. Você está capturando líquidos em movimento.

Neste caso, é necessário trabalhar com as escalas opostas… entre a velocidade do obturador e abertura… para manter a exposição correta. Para congelar líquidos em movimento, aumente sua velocidade do obturador e abra seu f/stop. Para capturar o fluxo, ou mostrar o movimento.

O modo manual não apresenta muitas vantagens, mas exige uma compreensão total da exposição e da relação entre a profundidade de campo (abertura) e tempo. Além disso, é fácil acontecer de você estar utilizando as configurações erradas, principalmente quando a situação muda de forma abrupta.

Quando eu fotografo eventos culinários, como exibições de chefs, em um a cozinha movimentada – com pratos entrando e saindo e as coisas acontecendo rapidamente – costumo configurar minha câmera no modo de Prioridade de abertura, pois são muitas mudanças ao mesmo tempo, em questão de segundo, para acompanhar.

O modo Manual, nesse caso, dificultaria capturar todas as fotos em uma situação de mudanças rápidas.

Aproveite para rever mais dicas sobre escolha de modos nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.