MONITORANDO A IMAGEM

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Ao preparar a cena e assistir a filmagem, a cor é sempre o principal componente a ser verificado

Certificar-se de que o monitor
de campo esteja traduzindo com precisão as cores é um passo importante para
garantir fidelidade na produção.

Sempre verifique se o monitor está aquecido (normalmente é uma boa ideia deixa-lo aquecer por 20 ou 30 minutos antes de julgar as cores através dele) e se você está calibrando sob a iluminação apropriada que permita julgar precisamente as cores.

A melhor iluminação para a calibração de cores está, geralmente, em uma sala escura com um plano de fundo cinza ou preto. Em campo, entretanto, minimize ao máximo a luz ambiente e certifique-se de evitar qualquer luz brilhante ou reflexos no monitor.

Transmitindo Barras de Cores do NLE para o Monitor de Campo

Dependendo do tipo de monitor
utilizado, você pode ou não ter barras de cores incorporadas geradas por ele.
Se ele tiver esta opção, utilize as barras de cores ajuste as configurações de
acordo com elas.

Se não tiver barras de cores
disponíveis – o que parece ser o caso dos monitores HDMI utilizados em muitas
filmagens com DSLR- você pode fotografar uma tabela de cores ou transmitir
barras de cores do software de edição para seu computador para calibrar o
monitor de campo. Vamos ver como você pode enviar as barras de cores do Final
Cut Pro para o monitor.

A maioria dos NLEs pode enviar um
sinal com barras de cores, então não se preocupe se você tiver outro programa
de edição; os passos deverão ser similares.

  • Conecte o computador ao monitor.
  • Faça o software de edição enviar um conjunto de barra de cores. Por exemplo, no Final Cut Pro, vá à janela Viewer e clique na aba de clipe no lado inferior direito da moldura.
  • Selecione Bars And Tone(Figura 3.6) e escolha o sinal com o qual você está filmando.
  • Escolha uma configuração que deixe barras de cores monocromáticas. Isto pode se chamar Mono ou Grayscale  em seu equipamento. Em um monitor Marshall, no menu de configurações , altere a configuração para Mono ≥ Check Field ≥(figura 3.7)
  • Ajuste o brilho do monitor. Comece diminuindo-o totalmente e então aumente. Você perceberá que uma pequena barra preta no canto inferior direito (chamada de pluge: Picture line-up generation equipamento , ou equipamento de geração de imagem para alinhamento) começa a desaparecer e reaparecer, dependendo do ajuste, como mostra a figura 3.8. Você quer que a barra fique sutilmente visível.

O ideal é fazê-la sumir completamente e então fazer o ajuste sutil até conseguir enxerga-la.

  • Em seguida, em seu monitor, ajuste o seletor de contraste. Novamente, aumente-o totalmente, de modo que os pretos fiquem totalmente queimados (figura 3.9) e então reduza-os até os brancos estourarem. Finalmente, vá reduzindo até obter uma gradação uniforme em todas as faixas. Você está buscando um tom de 80% de cinza para o valor branco.
  • Em seguida, volte ao menu e ajuste as cores. Comece com o menu Blues ou Blue (Azul); Menu ≥  Check Field ≥ Blue (figura 3.10).
  • Uma vez configurado o modo azul, ajuste o seletor de cor. Você precisa prestar atenção nas duas colunas externas do monitor. As colunas são altas com uma pequena caixa retangular próxima à base.

O objetivo
é ajustar os azuis até que ambos os retângulos inferiores fiquem iguais à
colunas sobre eles.

Agora você
deve sair do menu no monitor e visualizar as barras de cores. Elas devem estar
como a Figura 3.12. Se estiverem, seu monitor está calibrado e pronto para
funcionar.

Testar e
calibrar um monitor de campo é apenas o início do processo. Qual quer monitor
no qual você verá a filmagem durante a pós-produção também deve estar calibrado.

Aproveite para rever mais dicas sobre monitoramento nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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Sobre o autor

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