MOVIMENTO ACIDENTAL

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Ernst Haas, fotógrafo, 1921 (Áustria) – 1986 (Nova York) sua proposta de exploração visual da cor e movimento rompeu com o conceito de imagem clássica, na arte  fotografica.  Acima,  a sensação de uma tourada em Pamplona, Espanha, 1956

Há uma tendência inerente a descartar imediatamente uma fotografia borrada.

 Você se lembra da cena com nitidez, logo tem certas expectativas visuais de como ela deveria ser capturada.

Algumas vezes, trata-se de um puro descuido, como se esquecer de aumentar a velocidade de obturação ou aumentar a abertura para acompanhar a diminuição da luz; outras vezes, você será simplesmente testando os limites de exposição e a única forma de capturar a imagem é usando uma velocidade de obturação ligeiramente baixa demais.

Muitas vezes, seu primeiro instinto de descartar a fotografia está correto: se for um retrato de moda, com a intenção de ser reproduzido em impressão ampla de alta qualidade, com certeza cada elemento deverá ser o mais próximo da nitidez humanamente (ou digitalmente) possível.

Entretanto, em trabalhos pessoais menos exigentes, tal perfeição nem sempre é um requisito absoluto.

Se o assunto for poderoso, a composição, convidativa, e a iluminação, espetacular, esses elementos poderão se unir para formar uma imagem  bem-sucedida, independentemente da  nitidez da captura.

De fato, muitas imagens clássicas e famosas do século passado superaram certas falhas técnicas em função do potencial criativo presente em outros elementos de imagem.

Isso não significa que você deva diminuir seu padrão de qualidade e ser descuidado com sua técnica; eu gostaria, no entanto, de encorajá-lo a ficar de olho nos diamantes em forma bruta e anão deixar a perfeição técnica impedi-lo de reconhecer fotografias que mereçam ser preservadas.

Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

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