MUDANÇAS DIMENSIONAIS

em Composição Fotográfica.

Você verá várias maneiras de expressar isso no jargão da informática, como redimensionamento e reamostragem, mas tudo se resume à mesma operação básica, e não é de admirar que nem sempre funcionem bem

Se a nova imagem é aceitável
ou não depende de duas coisas: a técnica usada pelo computador para refazer os
pixels (chamada de interpolação) e o grau de modificação
.

A interpolação essencialmente
tenta adivinhar como os novos pixels seriam baseados nos originais. Isso é mais
fácil e geralmente mais bem-sucedido ao reduzir (downsampling) do que ao
aumentar o tamanho da imagem.

Quanto o grau de mudança,
dependerá muito da perda de qualidade que você está disposto a aceitar.

Como regra, tente evitar uma
ampliação de mais de 50%.

Após o direcionamento, é quase
certo que a nova imagem precisará de sharpening (usando USM) em especial se foi
reduzida. Além disso, pode ser que o dispositivo de saída, como impressora ou
gravador de filme, faça um trabalho de reamostragem melhor do que você poderia
fazer.

Mais simples do que redimensionamento são procedimentos para altera a área da imagem que é exibida. Um é o corte, que envolve simplesmente cortar a imagem, descartando algumas de suas partes exteriores.

O outro é o de aumentar a área da “tela”, acrescentando espaço em branco na imagem em um ou mais lados. Este é um passo essencial se você pretende ampliar a imagem. Outra mudança dimensional á a simples rotação. Mudanças não simétricas são distorções, sendo a mais útil o controle de perspectiva.

Recorte

Uma das mudanças dimensionais mais simples é o recorte ou cropping. Ele não tem efeito sobre o restante da imagem – mostrando dentro da seleção.

Aproveite para rever mais dicas sobre Photoshop  e pós-produção nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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