NITIDEZ E DESFOQUE

em Artigos e Entrevistas.

Nitidez, desfoque, Radius, Amount, simular efeito, sala escura, processo físico, desfocar imagem, aprimoração da nitidez, cursos de fotografia,

Você simplesmente configura um alto Radius (raio) e baixo Amount (quantidade) no Photoshop

Quando os matemáticos aprenderam como simular o efeito de uma técnica de sala escura utilizando números, a técnica agora vital, de aprimoração de nitidez da imagem nasceu enquanto todo processo físico tende a desfocar a imagem, a aprimoração da nitidez ajuda a reverter à aparência de imagem desfocada.

Nitidez:  técnica

O truque da sala escura envolvia a criação de uma cópia negativa não n´tida da imagem principal, então a impressão do negativo em registro com negativo não n´tido. Isso agia como uma máscara – a máscara não n´tida (unsharp mask) – que ajuda a enfatizar os detalhes das bordas. Embora as imagens possam ser aprimoradas com nitidez, elas também podem ser estragadas pela aplicação exagerada de nitidez, o que causa a aparição de artefatos, com aura em torno dos objetivos, e leva a criação de ruídos exagerados.

A primeira regra para aplicação bem sucedida de nitidez em toda a imagem é utilizar apenas o filtro Unsharp Mask (USM) em seu software de manipulação de imagem: ele permite que os efeitos da nitidez sejam adequados às características do seu motivo. O USM trabalha aplicando pequenos aumentos de contraste nos limite dos objetivos. Essa amplificação de contraste aplicada sobre uma grande área pode aprimorar o contraste de uma maneira difícil de obter com qualquer outro método.

Quando se utiliza o USM, o controle com maior efeito é o Radius. Se uma imagem é cheia de detalhes, configure um Radius pequeno. Se por outro lado, ela tiver grades áreas de tons planos, defina um Radius maior. Um bom ponto de partida é uma configuração Amount de 111, uma Radius de 1 e Threshold de 11.

 Para refinar ainda mais o efeito do USM, aplique-o ao canal Lightness que carrega os detalhes, assim ajudando a minimizar artefatos e reduzindo a aplicação da nitidez sobre o ruído colorido. Para isso ser possível, você precisa de um software que possa trabalhar de modo Lab.

Aplicando nitidez -l canal Lightness

Assumindo que seu software possa trabalhar no modo Lab, converta sua imagem para modo Lab, escolha o canal L na paleta Channels, aplique o USM apenas nesse canal e então retorne a imagem ao modo RGB. Uma desvantagem desse método é que você tem que julgar os efeitos da nitidez em uma imagem em preto e branco, pois o canal L mostra apenas a distribuição de luminosidade.

O USM deve ser aplicado apenas depois de você ter completado todas as outras manipulações. Isso porque a nitidez USM, por mais paradoxal que possa parecer, na realidade destrói dados da imagem, que não poderão ser posteriormente recuperados. Por isso que a aplicação de nitidez na câmera não é uma boa estratégia para imagens de alta qualidade. Após aplicar a nitidez USM, você deve verificar o Levels e ajustar conforme o necessário.

Desfoque positivo : situações úteis

Embora as técnicas de nitidez sejam voltadas para redução do desfoque, há momentos em que pode ser útil aumentar o desfoque. Poe exemplo, você pode desejar obter uma redução aparente na profundidade de campo, para fazer com que o motivo se destaque mais no plano de fundo.

Para fazer isto, selecione toda a área atrás do motivo e aplique uma quantidade de Blur. Para as partes do plano de fundo que estejam mais distantes, selecione-as e aplique um Blur mais forte. Aumentar o desfoque no plano de fundo também pode ser utilizado para fazer com que os objetos de foco suave pareçam mais nítidos na comparação.

Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)