O EQUIPAMENTO CERTO PARA VOCÊ

em curso de fotografia sp, Equipamentos.

Equipamento, lente, opções, iluminação, oportunidade, Atualizações, obstáculos, equipamento certo, ritmo, necessidade, orçamento, estilo, modelos, Ambiente fotográfico, escolher, preferências, dicas, investimentos, Curso de fotografia, focus escola de fotografia, fotografia aulas, tirar fotos de material transparente

Cada lente tem um propósito. Defina antes o que pretende fazer

Sabemos, por experiência, o quão fácil é se sentir oprimido quando se trata da escolha do seu  equipamento.

As diversas opções que surgem diante de você, sem mencionar a constante busca por atualizações, podem parecer mais um obstáculo que uma oportunidade. Para evitar esta intimidação em relação a selecionar seu equipamento, tenha em mente que não existe equipamento certo ou errado.

Seu equipamento precisa ser adequado a você, seu ritmo, necessidade, orçamento, estilo, modelos preferidas em ambiente fotográfico.

Podemos oferecer conselhos sobre o que utilizamos para fotografar e os motivos, mas somente você pode escolher suas preferências.

Com este objetivo em mente, aqui estão algumas dicas para você mantenha a simplicidade, evite ser sobrecarregado maximize a eficiência do que já possui a faça seus investimentos com sabedoria.

  1. Escolha um corpo e uma objetiva

Começa com o melhor da câmera e objetiva que você puder comprar, ao invés de criar um arsenal de corpos diferentes e um punhado de objetivas sem propósito definido. Utilizar somente uma objetiva, uma prime 50mm, por exemplo, ajudará você a desenvolver e praticar sua criatividade, inventividade e também habilidade em criar variedade com menos. Você precisará batalhar o que é bom.

  1. Conheça muito bem seu equipamento

Leia os manuais!  Procure no campo de busca no rodapé, dado direito da primeira página do site da Escola Focus. Conhecemos muitas pessoas que odeiam ler manuais, então pode ajudar analisar uma seção de cada vez. Aprenda uma função por até você conhecer seu equipamento como a palma de sua mão.

aulas de fotografia, curso de fotografia, escola de fotografia, manuais de câmeras, manuais de instruções, escola focus

Faça sua pequisa sobre manuais de câmeras,  no campo “Pesquisar por” no site da Focus  – Escola de Fotografia – https://focusfoto.com.br 

Esta é a forma mais simples e melhor de encurtar sua curva de aprendizado e aproveitar o máximo seu equipamento. Mesmo que você tenha perdido seu manual ou jogado ele no lixo, atualmente todos eles podem ser encontrados online.

  1. Alugue antes de comprar

A única maneira de determinar se aquele equipamento é o certo para você é experimentando-o. Você precisa segurá-lo em suas mãos, utilizá-lo em determinado tipos de situações e compará-lo com outras opções. Dedique algum tempo para ver o que funciona para você. Eu aluguei equipamentos por alguns anos, antes de decidir e investir no equipamento que tenho e no kit de iluminação. Existem muitas casas que alugam equipamentos fotográficos.

  1. Pratique, experimente e cometa erros

Nosso melhor conselho para aprender novos equipamentos e cenários de iluminação é dedicando algum tempo para praticar e brincar. Assista alguns tutoriais online no YouTube ou peça demonstrações ao alugar ou comprar equipamentos. Você só consegue descobrir o que um equipamento pode ou não fazer utilizando-o.

Contabilize erros e equívocos como progresso! Eles significam que você está mais perto de descobrir o que funciona para você.

  1. Domine cada item antes de seguir em frente

Comece com os básicos e aprenda a utilizar totalmente cada peça de equipamento antes de adicionar outros itens em seu arsenal. Eu recomendo utilizar somente o equipamento absolutamente necessário para criar a atmosfera que você está procurando e nenhum item a mais.

Chegará o momento em que você terá certeza de que a falta de um determinado equipamento está impedindo-o de criar o visual desejado. Até lá, continue trabalhando com o que você tem.

  1. Conheça suas prioridades

A fotografia pode virar um oficio caro rapidamente e dependendo de suas prioridades, você provavelmente tem coisas mais importantes que equipamentos adicionais nas quais investir quando se trata de transformar em um grande fotógrafo e fazer da fotografia profissional uma carreira de fato.

  1. Pratique bons hábitos

Existe disciplina para se fazer um bom trabalho. Formate seus cartões de memória na noite anterior e leve cartões e baterias extras.

Carregue e empacote tudo da mesma maneira, sempre, para que você saiba exatamente onde estão todos os itens e não esqueça-se de nada.

Mantenha seu equipamento seguro, protegido e limpo. Leve seus manuais com você para o local de trabalho e boas fotos!

Aproveite para rever mais dicas, macetes sobre equipamentos fotográficos,  nas suas apostilas e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus. Não se esqueça de conferir suas anotações e os seus exercícios das aulas práticas, ok?

FOCUS Escola de Fotografia –  http://focusfoto.com.br
Conheça os novos cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/

Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: [email protected]
Veja TCC de Alunos: https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Seja fotografo regulamentado                              
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Escola Focus: Referência em ensino de fotografia

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS MATÉRIAS APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PRODUZIDOS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br

A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 300 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC
OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO)

O REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo NOS CURSOS DA FOCUS, em menos de 4 meses de curso.
O aluno obterá seu REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como “FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS” entre outras modalidades.
SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS.
Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos.

Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 43 anos formando novos profissionais.
AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE:
Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973.
Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA.

No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico.
Fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP.
Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995.
Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas.

Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado – 17/10/2017)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)