O FLASH PORTÁTIL

em Equipamentos.

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Mesmo que sua câmera digital nova tenha flash embutido, vale a pena pensar em comprar um flash extra

Isso vai lhe dar muito mais flexibilidade na hora de
fazer fotos com flash. Há inúmeros tipos no mercado para serem mencionados
aqui, mas uma unidade de flash independente, de boa qualidade, vale o dinheiro
gasto
.

Muitos dos maiores fabricantes de câmeras produzem suas
próprias unidades de flash independente, e .se você comprar uma que seja da
mesma marca da sua câmera, não vai ter como erra muito.

Uma unidade de flash específica para um modelo específico de
câmera, oferece toda a opção de função TTL e possibilidade wireless e
multiflash.  Ter uma unidade de flash
independente extra lhe dá muito mais opções a hora de criar situações de
iluminação diferentes

Poucas câmeras DSLR tem plugue para sincronização de flash, elas
dispõem de um encaixe, a sapata do de flash em cima da câmera para
conectá-lo.  Essa é uma maneira
conveniente de conectar o seu flash portátil à câmera, mas também limita o que
se pode fazer com ele.

É importante que os flashes possam ser removidos da câmera e
posicionados ao lado do objeto, para produzir um realce, ou colocados em outras
posições para criar efeito de iluminação diferentes.

Se sua câmera não tiver esse encaixe de sincronização, o
plugue que conecta o flash à câmera por meio de um cabo, pode efetuar essa
comunicação. Há outras maneiras de operar o flash afastado da câmera. Há
dispositivos que se encaixam à sapata e que podem então ser conectados por um
cabo ou a um guia de sincronização a um flash longe da câmera.

Há também, um pequeno dispositivo eletrônico barato,
denominado por slave ou escravo. Conectado à unidade externa do flash, ele
dispara sua luz quando estimulado pelo flash de outra unidade.

Se sua câmera tiver flash embutido, então ele pode ser usado
para disparar outro equipamento com uma unidade escravo. Isso permite o uso de
uma segunda fonte de luz colocada praticamente em qualquer lugar desejado, A
maior parte dos fabricantes de marcas conhecidas hoje inclui a capacidade
wireless em seus sistemas de flash, fornecendo assim automação completa, se a
necessidade de cabos.

Usado dessa maneira, o flash independente da câmera pode
fornecer um realce ou a luz principal que adicione profundidade extra à sua
foto. Colocado atrás de uma pessoa irá produzir uma linda luz de cabelo.
Experimente!

Aproveite para rever mais dicas sobre uso de flash nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

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