O MOMENTO CERTO!

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Fotografia de rua por Donato Buccella

Se pensarmos no movimento como uma sucessão finita de acontecimentos, vemos que há alguns momentos, dentro dessa sucessão, que transmitem melhor do que outros, a sensação do movimento ou as qualidades que são especiais para essa ação em especial.

Por exemplo, numa sequencia de fotografias de alguém que fala, as fotografias onde aparece com a boca um pouco aberta. Nos movimentos violentos, a escolha do momento é mais importante, e a ideia do “movimento decisivo”, torna-se vital. Em qualquer sequencia de acontecimentos poucas vezes há um só “momento decisivos” evidentes mas que não são únicos:

  1. O momento crucial em função da natureza da ação, como quando se faz um gol, ou se dá um soco, que deixa o oponente desarmado. Trata-se do movimento mais evidente e, em certo sentido, representa o momento culminante da ação.
  2. A pausa momentânea no meio da ação violenta, por exemplo, antes de o corredor abandonar o pelotão de saída. Este tipo de momento, cheio de tensão, é próprio de alguns tipos de ação em que se acumula energia, como uma mola comprimida, que se liberta numa explosão repentina de movimento. Como esta pausa marca um momento um pouco mais evidente, por vezes tem grande força dramática.
  3. O momento imprevisível em que se produz um acontecimento extraordinário ou inesperado na expressão ou movimento do objeto. Este tipo de fotografia, que reforça o irrepetível de cada ação, a sorte e a rapidez de reações tem a máxima importância.
  4. O momento longe da ação. A busca nos bastidores antes ou depois de uma corrida ou de um combate, origina por vezes imagens reveladoras. As expressões e as atitudes dos participantes em uma atividade esportiva que manifestam catarse, angustia, exultação ou desespero, e permitem quase sempre conhecer um esporte melhor do que o momento culminante da ação. A explicação disto reside em que os extremos da ação humana estão em geral relacionadas com os extremos da emoção humana.

Inerentes à escolha do momento são a composição e o ponto de vista. Ambos contribuem para dar a sensação de movimento, e ambos tem de coincidir no momento em que se faz a fotografia. As regras respeitantes à composição são mais restritivas do que úteis, e por isso não falamos delas especificamente neste livro. Deve procurar-se um ponto de vista que simplifique o fundo.

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