O PODER DO GRÁTIS!

em Artigos e Entrevistas.

Melhor do que o baratinho e tão poderoso quanto o preço justo. Dar mimos é uma verdadeira ferramenta de marketing da generosidade

“É melhor dar de graça do que começar cobrando errado!”.
Em tantos anos de mercado não ouvi uma ou duas vezes essa afirmação e concordo
com ela.

Leo Saldanha/Fhox

O grátis é forte sob diversos aspectos e os exemplos do
nosso e de outros mercados comprovam isso.

– Você chega na padaria e o atendente te mima com um docinho
ou um pão de queijo. Ele quer dizer: veja como é bom e você não vai se
arrepender.

– No Starbucks perdi a conta de vezes que vi o time de
baristas servindo amostras de novos produtos. O colaborador leva em uma bandeja
os pedacinhos de um novo doce ou algo do gênero. Ele quer dizer: veja essa
novidade que fizemos. Prove e veja se não vale a pena.

– No supermercado o grátis domina em ações de marcas de um
pouco de tudo. Eles querem mostrar: prove, conheça e não se arrependa.

– Na ótica você “ganha” a caixa dos óculos ou o paninho é um
spray de limpeza. Aqui a ideia é o inverso. Compre e ganhe um presentinho.

– Nas concessionárias você “ganha” tapetes e opcionais. O
convencimento na compra de um produto tão importante quanto um carro envolve
presentes mais caros. Até o IPVA entra no jogo.

Na fotografia desde os primeiros estúdios europeus a ideia
de receber algo sempre esteve presente. Você ganhava no mínimo uma experiência.
A fotografia era algo tão novo que no século XIX a sessão fotográfica que
tomava tempo e era trabalhosa era um chamariz. A clientela pagava pela foto em
uma peça especial e o retratado ganhava justamente toda aquela vivência única.

Hoje o grátis são fotos extras no pacote vendido. São
lâminas a mais no álbum. São mais horas na festa ou uma gravação exclusiva com
drone que não estava inclusa. É o álbum menor a mais para dar para os pais dos
noivos.

O gratuito não é uma estratégia simples. A “pegadinha” é não
fazer conta ou entregar em excesso e desvalorizar a oferta e seu negócio. “De
graça até luz de flash na fuça”. Só que não é bem assim. Os mimos são uma forma
de atrair, seduzir, manter e premiar. Gaste mais comigo e te dou essa foto para
decorar a parede.

O poder do grátis é efetivo se pensado com calma e de forma
planejada. Pois se você exagerar vai destruir o valor da marca. “Eu vou esperar
para ver o que ele vai me dar”. E quando a gente vê o mercado está viciado nas
benesses mais surreais.

Um estúdio com espaço de cenários temáticos que dão direito
a um clique degustação ou faça sua festa aqui. Pague o ensaio e ganhe um
mini-evento grátis.

Uma loja com aulas grátis de fotografia para os clientes
mais especiais.

A empresa de foto de formatura que premia determinados
formando com um fotopresente.

A indústria que leva câmeras instantâneas para dar fotos na
hora de presente em um evento importante. Ou em um parque, restaurante ou
estádio.

Grátis é uma palavra clássica do apelo do marketing tão
forte quanto desconto, novo ou promoção imperdível. Parece indicar generosidade
e serve aos clientes mais recentes ou aqueles que gastam mais. Depende da sua
estratégia. Aliás, qual é seu plano mesmo?

Fonte: https://bit.ly/2Ps9qov

Aproveite para conferir mais notícias no blog da Escola
Focus.

PIONEIRISMO E INOVAÇÃO:
FOCUS Escola de Fotografia – Desde
1975:  
https://focusfoto.com.br    

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

BOLSA DE EMPREGOS PARA ALUNOS DA FOCUS
https://focusfoto.com.br/categoria/empregos/

Opinião de Ex- Alunos que
estudaram na FOCUS!
https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

ESCOLA FOCUS NO INSTAGRAM!
https://www.instagram.com/focus_escola_de_fotograf/

#gratis   #noticias #dicas_fotografia  #escola_focus #focus   focus_escola_de_fotografia  #focusfoto  #focus_fotografia #alunos_fotografia #cursos_fotografia  #escolas_de_fotografia    #aulas_fotografia  #enio_leite  #cursosdefotografia

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: G1 - 12/03/2020)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)