
Você não precisa ser um expert da fotografia para capturar imagens de qualidade. Siga esta simples regra para fazer fotos mais profissionais
Pricilla Kinast/Oficina da Net
As câmeras presentes nos smartphones democratizaram a arte da fotografia, dando à todos, uma câmera de qualidade e que pode ser acessada facilmente.
Cada vez mais as pessoas podem e estão tirando fotos para compartilhar nas redes sociais, com amigos e familiares. Mas nem sempre essas fotos são de qualidade. É fácil colocar a culpa na câmera (ou no smartphone), se as imagens não são tão boas quanto outras que você vê online, mas seguindo a Regra dos Terços, famosa entre profissionais da fotografia, você pode obter imagens muito mais interessantes.
Estudos mostraram que, ao ver imagens, os olhos das pessoas geralmente vão para um dos pontos de intersecção mais naturalmente do que para o centro da foto, e usar a regra dos terços funciona de maneira natural.
O que é a Regra dos Terços?
A regra dos terços é provavelmente um termo que você pode ter ouvido em referência a fotografia ou videografia, ou talvez até mesmo design gráfico ou arte. Mas você pode estar se perguntando, o que é a Regra dos Terços, e por que ela é mencionada com tanta frequência? Se esta é uma pergunta que você se encontrou perguntando, então confira a explicação do que é a Regra dos Terços e por que ela é tão importante.
Existem muitas “regras” de composição, e elas são muito mais diretrizes do que regras na verdade. E a razão para a popularidade da Regra dos Terços reside menos no que ela promove, e mais em quão simples e fácil é entender.
Simplificando, a Regra dos Terços é a base da maioria das discussões sobre composição; é o alicerce das práticas composicionais mais aceitas e, por essa razão, é um dos primeiros conceitos que os fotógrafos aprendem. Leia em destaque: 7 Casos em que a Inteligência Artificial (IA) errou feio.
A Regra dos Terços é um conjunto de diretrizes destinadas a ajudar um fotógrafo a colocar um assunto na imagem, de uma maneira que agrade ao espectador. A maneira mais comum que é exibida visualmente é com um padrão de grade colocado sobre a imagem, mostrando duas linhas verticais (dividindo a imagem em três na vertical) e duas linhas horizontais (dividindo a imagem em três na horizontal), como mostrado na imagem abaixo.
ssa regra é tão popular e tão importante para os processos criativos de muitos fotógrafos que muitas câmeras digitais atualmente têm a opção de sobrepor o padrão de grade no visor, ou no monitor de exibição ao vivo. Isso permite ao fotógrafo ou cinegrafista alinhar corretamente o assunto, para estar em conformidade com a regra dos terços.
Mas, novamente, você pergunta, quais são as diretrizes? Eles variam de pessoa para pessoa, mas em geral as diretrizes aceitas são as seguintes: Ao fotografar pessoas, você deseja que seu assunto esteja alinhado com uma das linhas verticais no quadro. Isso não precisa ser exato, mas quanto mais próximo, melhor.
Além do assunto principal estar alinhado com uma dessas linhas verticais, você também deseja que os olhos fiquem alinhados com uma das linhas horizontais. No lado da pessoa não estar olhando diretamente para a câmera, você deseja que a maior parte do quadro abra a direção que ele está procurando.
Portanto, se a pessoa estiver olhando para a direita (sua esquerda), você desejará que o assunto esteja alinhado à linha vertical direita; se ela estiver olhando para a esquerda (sua direita), então você precisa alinhar com a linha vertical esquerda.
Ao fotografar paisagens, você deve alinhar o horizonte com uma das linhas horizontais, geralmente a inferior. Isso evita que o horizonte seja um centro morto no quadro e corte visualmente a imagem pela metade.
Isso também se aplica a fotos de pessoas, mas as diretrizes mencionadas anteriormente devem ter prioridade sobre essa e, muitas vezes, cuidar da questão de um horizonte centrado.
Fonte: https://goo.gl/LgYvGb
Aproveite para rever mais dicas sobre composição fotográfica e notícias nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.
- FOCUS – Escola de Fotografia – Desde 1975: https://focusfoto.com.br
- Conheça os cursos da Focus: https://focusfoto.com.br/cursos/
- Fale com a Focus: [email protected]
- Blog de Fotografia: https://focusfoto.com.br/blogs/