O QUE É AUTO FP?

em Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia.

Auto FP, retratos, bokeh, flash de preenchimento, luz do dia, sombras, reflexos, ajustar, exposição, sincronia do flash, objetiva, fundo, nítido, fotografia cursos, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escolas de fotografia, redes sociais

Para obter retratos com ótimo Bokeh, siga essas dicas ao usar o flash de preenchimento

Usar flash à luz do dia é ótimo para reforçar os retratos – ele preenche as sombras em torno das características faciais e adiciona os reflexos (catchlights) nos olhos.

Porém, o flash de preenchimento pode obrigá-lo a ajustar a exposição. Normalmente, não se podem usar velocidades mais rápidas do que a sincronia do flash – em torno de 1/200s ou 1/250s. Significa que não pode se pode usar a abertura mais ampla da objetiva, por isso, o fundo acaba sendo mais nítido do que você gostaria.

Entretanto, alguns Nikon têm um recurso chamado Auto FP que permite o uso de qualquer velocidade. Também conhecido coo sincronia de flash de alta velocidade, o Auto FP, em vez de um simples disparo do flash, pulsa em rápida frequência, alternando o “liga/desligada” até 40 mil vezes por segundo.

AUSTE A CÂMERA PARA SINCRONIA DE ALTA VELOCIDADE

Coloque o flash para trabalhar, qualquer que seja a velocidade ajustada na  sua câmera DSLR

 Desafie os Limites

Por padrão a DSLR só permite o uso de velocidade até o limite de sincronismo do flash (1/200s ou 1/250s). Nas DSLRs mais avançadas, há uma opção do menu que permite usar o Auto FP (Plano Focal Automático). Com ele é possível usar o flash em velocidades de até 1/4000s ou 1/8000s.

  1. Escolha a Opção no Menu

Em modelos como Nikon D90, vá à opção “Bracketing/flash” dentro do menu Custom Setting e ligue Auto FP. Em modelos avançados como a D800, vá à opção “Flash Sync speed” e escolha “1/250s (Auto FP)”. O recurso está disponível na D3100, D3200, ou D5100.

  1. Escolha o Flash Adequado

O Auto FP não funciona com o flash embutido ou com modelos básicos montados na sapata, como o Speedlight SB-400. Mas, com a câmera e flash certos, o Auto FP permite usar o flash com as aberturas mais amplas, mesmo em sol a pino.

Aproveite para rever mais dicas sobre flash de preenchimento nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.