O que é NFC e qual sua Função no Smartphone?

Será que você já usou a tag no cartão e não sabe que o nome dela é NFC? Aconteceu comigo! A primeira vez que fiz um pagamento com a aproximação do meu cartão na maquininha do mercado, eu não sabia que a tecnologia que viabiliza esse tipo de comunicação chama-se NFC. Quer saber mais sobre NFC e sua função no Smartphone?

NFC é uma tecnologia de comunicação sem contato físico, a tag fica no cartão do banco e pode ser usada nas máquinas de pagamento por meio de aproximação. Essa tecnologia foi estendida aos aparelhos eletrônicos inteligentes. O método de emparelhamento está disponível desde 2015 nos aparelhos da marca Samsung, porém você precisa habilitar essa função manualmente no seu próprio aparelho. Quer saber se o teu aparelho tem NFC?

O que é NFC e qual sua função no Smartphone?

A grande vantagem do uso dessa tecnologia é a rapidez na operação, a despreocupação com senhas e a ausência do contato manual dos vendedores. Em poucos segundos e há alguns centímetros de distância o seu celular efetua qualquer operação de compra e venda.  Quer saber mais?

O que é NFC?

A tecnologia da função NFC é inserida em cartões de banco e nos melhores Smartphones há alguns anos, mas nos dias atuais tem se tornado mais popular e a maior parte dos consumidores estão habilitando a tag para usar no dia a dia. A ferramenta visa facilitar compras e pagamentos por meio de uma simples aproximação de aparelhos. 

NFC – Near Field Communication | Comunicação por Campo de Proximidade – permite que os usuários possam usar o smartphone como um cartão de banco, além de trocar conteúdo digital como um bluetooth, de modo rápido e seguro.

A base do NFC é a RFID, a etiqueta de identificação com chip que é chamada tag e foi inventada em 1983. Atualmente ganham maior atenção dos consumidores, pois a operação de pagamento com tag é muito mais rápida e sem necessidade de digitar senhas ou fazer assinaturas.

As transmissões de NFC são seguras, pois são de curto alcance, só funciona apenas com alguns centímetros de distância e exigem que os dispositivos estejam realmente muito próximos. 

Qual a função NFC no Smartphone?

A principal função do NFC é permitir que seu celular seja usado como um cartão de banco e para que essa operação seja real, você precisará ter uma conta em App de pagamento, como veremos mais abaixo. 

Quais dispositivos podem usar o NFC?

Desde  2015 smartphones vêm sendo fabricados com a função NFC. Vamos ver alguns modelos, mas lembre-se sempre de verificar se existe a função nas configurações do aparelho, na hora da compra. 

O Samsung foi um dos primeiros a ser fabricado com a função Pay.. Esses dispositivos, com sistema Android, incluem os modelos Samsung Galaxy S20, S21, A32, A22, A72. 

Os aparelhos da Apple, com sistema IOS, operam com NFC a partir dos modelos de Apple iPhone 6. Há promessas de que a partir desse modelo, todos sejam fabricados com a função NFC.

Uma marca chinesa chamada Xiaomi, com sistema Android, possui a função NFC na maioria dos modelos, com a carteira digital disponível do Google Play. Os principais modelos são :  Xiaomi Mi 8, 9, 10 e Xiaomi Redmi Note 7,8,9.

A marca popular da Motorola também com sistema Android, fabrica alguns modelos com a função NFC: Motorola Linha Moto G a partir da geração 6; Linha Moto Z; Aparelhos mais novos do Moto E.

Mesmo conhecendo alguns modelos que oferecem a função NFC, hora de comprar o seu aparelho,  lembre-se de conferir se existe a função e se ela pode ser habilitada para o uso.

O que fazer quando o dispositivo não tem a função NFC de fábrica?

Se você não encontrar a função NFC com a tag instalada de fábrica nas configurações do aparelho de smartphone, você pode comprar Kit C/ 5 Etiquetas Nfc Ntag213 Funciona Em Todos Smartphones  e colar na parte de trás do aparelho. 

Como usar o NFC?

A marca Samsung, pioneira no uso de NFC, oferece em seus smartphones o App Samsung Pay – a carteira digital própria da marca. A Apple também tem o seu App Próprio: o Apple Pay. 

Em outras marcas de smartphones que funcionam com sistema operacional Android, você precisa ter uma conta na carteira digital do Google Pay.  Ele está disponível para download e pode ser baixado gratuitamente. 

Como funcionam os Apps pay?

Estes Apps podem armazenar dados de cartões de crédito ou débito justamente para facilitar o uso em pagamentos por meio de Smartphones e tablets.  

O funcionamento é realmente simples: depois de cadastrar seus cartões de banco no App e o App aceitar, as operações poderão ser realizadas através da comunicação entre o App do seu banco  e o App pay.

Todo movimento financeiro será registrado no extrato interno do App assim como também na fatura ou extrato do seu banco. 


Os bancos digitais, que não cobram taxas de utilização, anuidades, e ainda oferecem promoções de cashback, temos o banco Inter que disponibiliza cartões digitais e esses cartões são bem aceitos pelo Google Pay, Apple Pay, Samsung Pay, Paypal e Whats Pay. 

Para ativar o NFC no seu dispositivo

  • Abra o aplicativo em configurações  
  • Toque em conexões 
  • Toque em NFC para pagamento sem contato
  • Toque no interruptor para ativar o NFC

Com o NFC ativo você pode fazer configurações personalizadas

  • Selecione o seu serviço de pagamento móvel  (Google Pay, Samsung Pay, Apple Pay, etc)

Para ativar e desativar rapidamente o NFC 

  • Deslize de cima para baixo na tela duas vezes para acessar suas configurações rápidas
  • Deslize para a esquerda para ver mais opções
  • Toque em NFC para ativá-lo ou desativá-lo

Para garantir a segurança do NFC no seu smartphone

Se você não planeja usar NFC, é recomendável desativá-lo para economizar bateria.

Embora o NFC seja considerado seguro, alguns especialistas em segurança aconselham desligá-lo em locais públicos onde pode ser vulnerável a hackers.

Como testar o NFC do meu celular?

Depois de habilitar a função NFC, instalar um App Pay e configurar seus cartões no App,  faça uma compra! É simples, rápido e seguro. 

Conclusão

Se você gostou de saber que a função NFC vai agilizar suas compras e seus pagamentos, bem vindo ao clube! Comece a usar hoje mesmo. A segurança é extremamente satisfatória. 

Se você não ainda não tem um aparelho com a tag nativa de fábrica, não tem problema, você pode comprar o  Kit C/ 5 Etiquetas Nfc Ntag213 Funciona Em Todos Smartphones.

Se quiser deixar um comentário, uma pergunta, ou mesmo contar a sua experiência com o uso de NFC, escreva nos comentários! 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.