O QUE SÃO AS TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA LOW KEY E HIGH KEY?

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Low Key e High Key são técnicas que utilizam quantidades maiores ou menores de iluminação para obtenção de imagens com uso intenso de contraste.

Se você pretende fazer
fotografias diferenciadas e que se destacam do lugar-comum, talvez seja
interessante aprender os conceitos e a maneira correta de aplicá-las.

Marcelo Cardoso/TechTudo

Mais que isso, a decisão
de utilizar uma ou outra técnica tem grande impacto sobre o “humor” que a
fotografia irá transmitir, como você verá mais adiante.

Low Key

Em uma imagem Low Key, os
tons escuros dominam a fotografia, que possui contraste intenso. Em geral, é
utilizada uma única fonte de luz posicionada atrás do objeto fotografado,
provocando uma área predominante de sombras e enfatizando as linhas de contorno
do assunto. Analisando o histograma da imagem, é possível verificar que a maior
parte dos pontos da foto está do lado onde é registrada a luminosidade.

A aplicação dessa técnica
causa um impacto dramático à cena retratada, sendo recomendada quando o
fotógrafo deseja transmitir níveis maiores de tensão e dramaticidade.

High Key

Em imagens High Key, como
você deve ter imaginado, o comportamento é inverso. Fotografias produzidas com
essa técnica apresentam bastante brilho e pouquíssimo contraste. A
predominância é de tons claros e há ausência quase total de sombras.

O efeito é a criação de
uma atmosfera bem-humorada e leve, ideal para transmitir sentimentos de alegria
e emoções positivas.

                Low Key                               High Key

Fundo: Utilize fundo escuro       Fundo: Utilize fundo claro

Fontes de luz:   Use pouca luz, de preferência atrás do
assunto e apenas em partes dele
Use bastante luz, natural ou não, deixando a cena bem iluminada e faça o
contraste apenas nos detalhes

Sombras: Privilegie a criação de grandes áreas de sombra           
Altas Luzes: Evite o máximo possível o surgimento de sombras

Cuidados com a
exposição

Em ambas as técnicas, é
necessário ter cuidado e bom senso para não criar distorções na exposição – a
quantidade de luz necessária para se fazer uma fotografia. A linha que separa
uma foto Low Key de uma foto subexposta (com iluminação insuficiente) é
bastante tênue. O mesmo ocorre para uma foto High Key e outra superexposta (ou
“estourada”, no jargão fotográfico, com luz demais). Lembre-se sempre que,
mesmo aplicando maior ou menor quantidade de luz, é importante que a imagem
mantenha seus detalhes essenciais totalmente visíveis e identificáveis.

Se aquela foto incrível
que você havia concebido não conseguiu transmitir o efeito desejado, por não
ser possível identificar os principais detalhes, verifique a iluminação
corrigindo as distorções e refaça a imagem. Utilizar Low Key e High Key exige
treino e podem ser necessárias diversas tentativas até encontrar o ponto ideal.

Fonte: https://glo.bo/2JZ9vye

Aproveite para ver mais dicas
sobre fotografia nos blogs da Escola Focus.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

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