OBJETIVA: COMO FUNCIONA

em Uncategorized.

Objetiva, como funciona, lupa, telescópio, aula fotografia Formatos específicos, direção da luz, lente simples, superfícies planas, ponto de foco, aberração cromática, fotografia aulas, distorção, elementos óticos, ótica fotográfica, Focus fotografia, como tirar o mte de fotografo, escola focus, focus escola de fotografia, fotografia curso

Raio x da objetiva prime 50mm

Da lupa ao telescópio, as objetivas fotográficas possuem projetos óticos e configurações específicas, que alteram a direção da luz.

Uma lente simples possui uma ou duas superfícies planas ou ovais destinadas a mudar o caminho da luz. Uma lente com uma superfície convexa, arredondada para fora, faz com que a luz se converta para ponto de foco. Uma lente com uma superfície côncava, arredondada para dentro, faz com que a luz seja dispersada.

Além do formato esférico, uma lente pode ser moldada com outros formatos não esféricos com a finalidade de fazer correções óticas no caminho da luz e atenuar os problemas de aberração cromática ou distorção.

Os formatos mais comuns utilizados para a construção de elementos óticos de uma objetiva. Utilizando uma série de lentes com conjunto uma objetiva consegue transferir a luz exterior para o sensor da câmera fazendo as correções necessárias.

Um raio x de uma objetiva pode exibir a disposição e formato dos elementos óticos, conforme ilustração acima.

As objetivas são a verdade um container para os elementos óticos, mecânicos e eletrônicos responsáveis por levarem a luz refletida pela cena até o sensor.

Basicamente uma objetiva é um tubo co0m diversos controles externos destinados a ajustar o tamanho da abertura do diafragma, o ponto de focagem e, eventualmente, a distância focal.

Seu revestimento normalmente é feito de plástico ou metal com anéis de borracha.

Dependendo do modelo da objetiva ela pode ser fixa (prime), com uma distância focal única e tamanho físico que não se altera, ou variável do tipo zoom, permitindo ajustara distância das lentes e alterar a distância focal.

Vejamos quais são os elementos externos mais comuns nas objetivas.

Rosca do filtro:  Permite rosquear um filtro ou outro acessório na frente da objetiva.

Encaixe baioneta do para-sol: Permite o acoplamento de um para-sol na extremidade frontal da lente.

Anel de zoom: Este anel, ao ser girado, modifica a distância entre os elementos óticos. Aumentando ou diminuindo o tamanho da lente e como consequência alterando a distância focal.

Anel de foco: Este anel, ao ser girado ajusta os elementos óticos da objetiva para trazer nitidez ao ponto focal selecionado.

Escala de distância de foco: É uma escala com números que indicam qual é a distância física utilizada no momento em objetivas tipo zoom. Lentes fixas não possuem esse controle.

Escala de zoom: Mostra a distância focal, em milímetros, utilizada no momento. Á medida que se gira o anel de zoom esses valores se modificam.

Chave do estabilizador de imagem: Liga ou desliga a estabilização de imagens nas objetivas que possuem tal recurso.

Chave de foco automático/manual: Altera a focagem para o modo automático ou manual, quando o anel de foco pode ser manipulado para ajustar o foco.

Contatos elétricos: Fazem a comunicação elétrica entre a objetiva e a câmera. Esses contatos alimentam os motores elétricos da objetiva e transmitem informações ao processador.

Encaixe baioneta: Esse encaixe, chamado de em inglês de “Lens Mount”, é responsável por fixar a objetiva no corpo da câmera. O tipo da baioneta para esse encaixe varia de fabricante para fabricante.

Aproveite para rever mais dicas e macetes sobre ótica fotográfica nas suas apostilas e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus. Não se esqueça de conferir suas anotações e os seus exercícios das aulas práticas, ok?

Veja TCC de Alunos: https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Seja fotografo regulamentado                              
Escola Focus: Referência em ensino de fotografia