OBJETIVAS MACRO

em Dicas & Tutoriais, Equipamentos.

macrofotografia, focus cursos de fotografia
Tubos de extensão para macrofotografia

Lentes de aproximação, tubos
de extensão e foles são acessórios adaptáveis a câmeras que permite obter
imagens ampliadas com objetivas comuns.

Como qualquer adaptação, eles
criam alguns problemas. A solução é usar objetivas construídas especialmente
para fotografar distâncias menores do que o usual: as objetivas macro.

A maioria das objetivas de uso
fotográfico é projetada para oferecer máximo desempenho na região do centro da
imagem. Quando se usa equipamentos que possibilitam a focalização dessas
objetivas a distâncias curtas, a perda da definição nas bordas do quadro sofre
um aumento considerável.

As objetivas macro não são
afetadas por esse tipo de inconveniente, pois seu desenho óptico planejado para
oferecer eficiência máxima nas condições das fotos em close. As macro
verdadeiras são adequadas apenas para esse gênero de fotografia; no entanto,
existem muitas objetivas zoom permitem trabalhar tanto com ajuste macro como
focalização a distância. Isso se torna possível graças à existência de um anel
que altera a disposição da objetiva. Além dessa vantagem, seu desempenho é
bastante satisfatório quando empregadas em conjunto com tubos ou foles de
extensão.

A principal desvantagem das
objetivas macro – seja zoom, ou de distância focal fixa é a pequena
luminosidade. A maior parte tem abertura máxima da ordem de f/3,5 ou f/4.

MACRO VERDADEIRAS

Poucos fabricantes produzem macro
verdadeiras. Como essas objetivas só podem ser focalizadas a distâncias curtas,
produzindo imagens em tamanho real ou maiores, não possibilitam a focalização
de objetivas distantes. Por essa razão, somente os especialistas as utilizam.

OUTROS MODELOS

A maior parte das chamadas
“objetivas macro” é, na verdade, um tipo intermediário entre as macro
verdadeiras e os equipamentos comuns. Corrigidas opticamente para
proporcionarem imagem igualmente definida no centro e nas bordas do quadro,
permitem ao mesmo tempo, focalizar objetos situados a grandes distâncias –
embora, nesse caso, seu desempenho não seja tão bom quanto o das objetivas
normais.

Essas objetivas possuem uma
montagem helicoidal interna que aumenta a distância entre a parte posterior da
objetiva e o filme, e permite focalizar objetos próximos, produzindo imagem de
boa definição e qualidade.

Objetivas Normais Macro: praticamente não existem modelos de
pequeno comprimento focal. Há, contudo, vários modelos na faixa de 50/60 mm,
embora sejam raros os que fornecem aumentos verdadeiramente macro, de 1:1. A
maioria admite focalização até de 15 cm de distância, proporcionando uma imagem
de metade do tamanho do objeto, e só fornecem aumentos maiores quando montadas
juntamente com dispositivos de extensão. Entanto, esta desvantagem aparente não
é muito grande: as objetivas macro funcionam melhor do que um equipamento
normal associadas a foles ou tubos de extensão.

Teleobjetivas Macro: a maior parte dos modelos disponíveis situa-se
na faixa de 90-135 mm; apesar disso, pode-se encontrar equipamentos com
distância focal em torno de até 200 ou 300 mm.

Objetivas Zoom Macro: são de dois tipos básicos. O primeiro só
oferece focalização para closes certa distância focal. O segundo pode ser
regulado para proporcionar essa focalização em qualquer distância focal. Este
último tipo dá ao fotógrafo a oportunidade de trabalhar a diferentes distâncias
do motivo, o que representa uma vantagem – distâncias focais grandes permitem
maior liberdade de movimentos e facilitam a iluminação do motivo, enquanto
ângulos mais abertos inclui uma área maior da cena a partir da mesma posição.

Aproveite para rever mais
dicas sobre macrofotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das
aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)