OBTURADORES DE PLANO FOCAL

em dicas de fotografia, Equipamentos.

Obturadores de plano focal, corpo da câmera, objetivas intercambiáveis , tipos de obturadores, cortinas enroláveis, aulas de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS FOTOGRAFIA PRESENCIAL SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional, focus fotografia, escola de fotografia profissional

Esse tipo de obturador está situado no corpo da câmera, precisamente

Por isso, estes obturadores de plano focal funcionam com todas as objetivas intercambiáveis que se adaptam à câmera DSLR, enquanto os obturadores centrais têm de ser introduzidos em todas e em cada uma das objetivas, se o corpo dessas câmeras ou celulares não os tiver.

Os obturadores de plano focal parecem cortinas enroláveis que atravessam a superfície, quer no sentido vertical quer no horizontal.

Estes obturadores, porém, compõem cortinas duplas, de modo que o obturador é como uma janela com a cortina enrolável na parte superior e na inferior. Antes da exposição, desenrola-se a cortina inferior encobre a janela. A cortina superior está completamente enrolada na parte superior da janela.

Quando as velocidades de obturação são lentas, para a exposição liberta-se a parte superior da cortina inferior que, a seguir se enrola a volta de um rolete na parte inferior da janela.

Deste modo descobre-se toda janela durante o tempo necessário, após o que a cortina superior se desenrola e cobre a janela de cima para baixo.

Quando a velocidade de obturação é maior, o comportamento do obturador é diferente, em relação aos obturadores centrais.

Ao disparar, a cortina inferior começa a enrolar-se, mas enquanto fica descoberto uma pequena parte da janela, começa a desenrolar-se a cortina superior. O tempo que a fenda demora neste percurso é o mesmo, seja qual for à velocidade de obturação.

Não é necessário que as cortinas do obturador de plano focal sejam de qualquer tecido, o que, aliás, acontece com muitas delas. Alguns obturadores compõem de uma complicada organização de chapas metálicas deslizantes, ou lâminas finas de titânio.

Quanto maior for o peso do obturador, melhor será, porque os obturadores leves são mais rápidos. Quanto mais rápido for o obturador, maior será sua velocidade máxima, e maior será a velocidade máxima, e maior será a velocidade máxima, e maior será a velocidade a que se expõe simultaneamente.

Esta velocidade é a máxima que pode se utilizar a câmera DSLR com luz de flash: a velocidade de sincronismo da luz de flash, que normalmente atinge até 1/200.

Aproveite para rever mais dicas sobre tipos de obturadores nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.