Os melhores fotógrafos de todos os tempos

em Dicas & Tutoriais.

 

cursos de fotografia sp, curso de fotografia, escola focus, enio leite, focus, curso de fotografia sp, melhor curso de fotografia Brasil, focus fotografia, focus escola de fotografia, focus foto, melhores escolas de fotografia sp, cursos de fotografia, melhor escola de fotografia sp, curso fotografia, cursos online de fotografia, dicas fotografia, cursos de video Full HD, cursos de fotografia zona leste, cursos de fotografia zona sul sp, cursos de fotografia zona leste, notícias fotografia, focus foto, curso técnico de fotografia sp, melhores cursos técnicos de fotografia sp, escola técnica de fotografia sp

A lista foi formada por sugestões feitas por nossos leitores na nossa página do Facebook

Por Francine de Mattos

Entre os quase 100 nomes indicados, escolher apenas os 30 foi uma tarefa muito difícil. Por conta disso, o critério de escolha foi o maior número de indicações. Seguindo este formato, a lista ganhou uma ordem de colocação.

É impossível escolher apenas alguns nomes para compor um artigo cujo título tem tamanha importância. Entre as centenas de fotógrafos geniais que tem o nome registrado na história do mundo e da fotografia, uma seleção de 30 parece de bom tamanho, especialmente para quem ainda não é familiarizado com o trabalho dos grandes ícones. Novamente: seria impossível reduzir quase dois séculos de história num artigo simples; então, se você achou que falta alguém na lista, diga o nome do fotógrafo nos comentários.

1.            Henri Cartier-Bresson

Henri Cartier-Bresson (Chanteloup-en-Brie, 22 de agosto de 1908 — Montjustin, 2 de agosto de 2004) foi um fotógrafo do século XX, considerado por muitos o pai do fotojornalismo.

2.            Sebastião Salgado

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior (Aimorés, 8 de fevereiro de 1944) é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade.

3.            Annie Leibovitz

Anna-Lou (Annie) Leibovitz (Westport, Connecticut, 2 de outubro de 1949) é uma fotógrafa estadunidense que se notabilizou por realizar retratos de celebridades, mas que também já teve seu foco no fotojornalismo; sua marca é a colaboração íntima de seus retratados, que se rendem a personagens muito bem criados.

4.            Steve McCurry

Steve McCurry é um fotógrafo do time da National Geographic, responsável pelo registro da famosa imagem da Menina Afegã, cujo rosto foi capa da revista e reconhecido por todo o mundo.

5.            Ansel Adams

Fotógrafo norte-americano nascido em San Francisco, Califórnia, famoso por suas magistrais fotografias de paisagens de parques nacionais do oeste americano e importante inovador técnico; um dos responsáveis pela aceitação da fotografia como forma de arte e um dos mais consumados técnicos da história da fotografia.

 6.            Richard Avedon

Richard Avedon nasceu em 1923, em New York. Sua vida começou a cruzar com a fotografia em 1944, quando iniciou o trabalho de auxiliar no estúdio de Alexey Brodocovich. Esse foi o pontapé inicial de sua incrível carreira que focava, num primeiro momento, na moda; depois, em retratos.

7.            Robert Capa

Robert Capa, cujo nome verdadeiro era Endre Ernő Friedmann (Budapeste, 22 de Outubro de 1913 — Thai-Binh, 25 de Maio de 1954), foi um dos mais célebres fotógrafos de guerra, cobrindo os mais importantes conflitos da primeira metade do século XX.

8.            Helmut Newton

Helmut Newton (Berlim, 31 de outubro de 1920 — Los Angeles, 23 de janeiro de 2004), nascido Helmut Neustädter, foi um fotógrafo de moda alemão, naturalizado australiano, famoso por seus estudos de nus femininos e pela dramatização da sensualidade.

9.            Robert Doisneau

Robert Doisneau (14 de abril de 1912 – 1 de abril de 1994) foi um famoso fotógrafo nascido na cidade de Gentilly, Val-de-Marne, na França. Era um apaixonado por fotografia de rua e registrou a vida social das pessoas que viviam em Paris e seus arredores.

10.          Walter Firmo

Walter Firmo Guimarães da Silva (Rio de Janeiro RJ 1937), fotógrafo, jornalista e professor. Autodidata, iniciou sua carreira como repórter fotográfico no jornal Última Hora, no Rio de Janeiro, em 1957.

11.          Irving Penn

Irving Penn (16 de junho de 1917 – Nova Iorque, 7 de outubro de 2009) começou a fotografar profissionalmente em meados da década de 1940. Três anos mais tarde, passou a fazer trabalhos para a revista “Vogue”, revista para a qual colaborou por muitas décadas.

12.          Diane Arbus

Diane Arbus (Diane Nemerov, 14 de março de 1923, em New York d. (suicídio) 26 de Julho de 1971). Os freaks de Diane Arbus abalaram as estruturas da Fotografia e alteraram a visão de semideuses concedida aos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial.

13.          Elliott Erwitt

Elliott Erwitt (Paris, 26 de julho de 1928), publicitário e fotógrafo documental franco-estadunidense conhecido por suas fotos em preto e branco, cheias de ironia e em situações absurdas.

 14.          Alberto Korda

Alberto Díaz Gutiérrez (Havana, 14 de setembro de 1928 — Paris, 25 de maio de 2001) era conhecido como Alberto Korda. O fotógrafo cubano se tornou mundialmente conhecido por Guerrillero Heroico, nome dado ao retrato que fez de Che Guevara.

15.          Mario Testino

Mario Testino (Lima, 30 de outubro de 1954) é um fotógrafo de moda peruano, baseado em Londres, internacionalmente famoso por suas propagandas de anúncio e imagens de moda imaginativas e ousadas.

16.          Arnold Newman

Fotógrafo norte-americano, Arnold Newman nasceu em Nova Iorque, em 1918. Ainda no ensino secundário, ganhou uma bolsa de estudo para estudar Artes na Universidade de Miami.

17.          Josef Koudelka

Josef Koudelka nasceu em Moravia, em 1938, e começou a fotografar quando ainda era muito jovem. Como engenheiro aeronáutico, viajou com frequência para a Eslováquia e Roménia, fotografando a vida dos ciganos, as festas religiosas e os espectáculos teatrais de vanguarda.

18.          Pierre Verger

Nascido em Paris no dia 4 de novembro de 1902, filho de uma abastada família de origem belga e alemã, Pierre Verger chegou à Bahia em agosto de 1946. A partir de então, dedicou sua vida ao estudo da forte e complexa relação existente entre a África e a Bahia.

19.          Walker Evans

Walker Evans (3 de novembro de 1903, Saint Louis, EUA – New Haven, EUA, 10 de abril de 1975). Evans, que inicialmente queria ser escritor, descobriu a sua paixão pela fotografia durante os anos 1920.

20.          Sally Mann

Sally Mann é nome artístico de Sally Turner Manger. Tornou-se fotógrafa por graduação pela The Putney School, seguindo seus estudos pela Faculdade de Bennington, onde concluiu seu mestrado em Escrita. É polêmica por retratar nus de sua família, especialmente dos filhos.

21.          W. Eugene Smith

W. Eugene Smith (1918-1978) é um clássico, uma unanimidade pela obra que produziu e pelo que representa para a fotografia jornalística e editorial.

 22.          Vivian Maier

Vivian nasceu em New York em 1 de fevereiro de 1926, filha de mãe francesa e pai austríaco. Suas fotografias só foram descobertas algum tempo depois de sua morte por um sortudo que comprou alguns filmes não revelados num leilão.

23.          Patrick Demarchelier

Patrick Demarchelier nasceu em Le Havre. De família modesta, passou a sua infância junto de sua mãe e dos quatro irmãos. Quando fez 17 anos, o seu padrasto lhe deu sua primeira câmera fotográfica, uma Eastman Kodak.

24.          Bob Gruen

Bob Gruen nasceu na cidade que nunca para, New York, no ano de 1945. Se a história do rock fosse contada em fotografias, Bob teria longos capítulos “escritos” com suas imagens.

25.          Dorothea Lange

Dorothea Lange era filha de imigrantes alemães e nasceu em 26 de maio de 1895, em New Jersey. Foi uma das mulheres pioneiras na fotografia e se decidiu pela carreira ainda muito nova, aos 18 anos.

26.          James Nachtwey

James Nachtwey é considerado por muitos o mais corajoso fotojornalista da atualidade, e também o mais ocupado dos fotógrafos profissionais do mundo.

27.          Martin Chambi

Nascido em 1891 em uma família de origem inca, Martín Chambi foi o primeiro fotógrafo indígena latino-americano e sempre tentou registrar seu povo da forma como eles próprios se viam.

28.          Evandro Teixeira

Evandro Teixeira, nascido na Bahia, começou sua carreira como fotógrafo em 1958, no jornal Diario da Noite, no Rio de Janeiro. Em 1963, ingressou no Jornal do Brasil, onde está até hoje, cobrindo os principais episódios políticos, sociais e esportivos do país e também eventos marcantes do cenário mundial.

29.          Marc Riboud

Considerado um gênio das fotos do século XX, Marc se especializou em registrar com sensibilidade a história mundial. Em suas fotografias, ele registrou emoções e símbolos com sinceridade, de forma honesta para o mundo.

  30.          Brassaï

Um dos fotógrafos mais célebres de seu tempo, Brassaï registrou Paris de forma irreverente. A noite parisiense exerceu um enorme fascínio sobre ele, que não cansou de fotografá-la.

Fonte: http://bit.ly/WUIdJe

FOCUS Escola de Fotografia – Desde 1975: http://focusfoto.com.br 
Conheça os cursos da Focus: 
http://focusfoto.com.br/cursos/ 

Fale com a Focus: [email protected] 
Veja  Ultimas Noticias sobre Fotografia: 
http://focusfoto.com.br/blogs/  

Seja fotografo regulamentado
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional.

“Faça bem feito, faça Focus!”

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Reuters - 12/12/2018)

Comentários

  1. JERUSA -

    Gosto bastante das produções deWolfgang Tillmans .

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)