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A sequência de Fibonacci

ESTUDE SUA COMPOSIÇÃO!

Retrato ou paisagem?

Uma das primeiras decisões que você precisa tomar é se vai fazer uma foto na vertical ou horizontal – esses formatos também são chamados de retrato e paisagem, respectivamente.

Primeiro plano ou fundo

Pense na relação entre primeiro plano e fundo: você quer o primeiro plano nítido e o fundo desfocado, ou o contrário? Ou quer tudo nítido em uma paisagem, por exemplo? É importante incluir algo no primeiro plano de uma imagem para chamar a atenção do espectador – uma árvore ou uma pedra, por exemplo – ou usar um galho ou edifício para emoldurar a cena. Uma pessoa, animal ou veículo no quadro cria a sensação de escala.

Posicionando o objeto

Algumas imagens, principalmente retratos, colocam o objeto no centro do quadro, permitindo que ele domine a composição. Essas composições simples podem ser muito eficientes, atraindo toda a atenção do espectador para o carácter do objeto. Os olhos são muito importantes – em retratos, eles geralmente são nítidos e, na maior parte das imagens “documentais”, o contato dos olhos é evitado para criar a ilusão de que a pessoa fotografada não havia notado a presença do fotografo. Porém, essas regras existem para ser quebradas. Outras imagens posicionam o objeto fora do centro, para ganhar dinâmica. Preencher o quadro pode dar um dinamismo à foto, fazendo-a parecer cheia de vida e ação ou caótica e confusa.

Pense no enquadramento

Esteja ciente do quadro. Quando observamos as coisas com nossos olhos, não vemos um quadro e, por isso, precisamos aprender a enquadrar trabalhos. Uma técnica simples é usar suas mãos para fazer um retângulo e olhar através dele (consulte a página 12). O modo como os elementos dentro do quadro interagem com o próprio quadro é muito importante – algumas imagens usam o quadro como se fosse uma moldura que contorna o objeto e o mantém no lugar, enquanto em outras o quadro corta elementos da imagem, dando a ela energia e drama.

Procure pela Luz

Observe a luz do local e faça-a funcionar. Ande ao redor do objeto para conseguir a melhor luz possível e procure por raios de luz que cortem a cena. Essa técnica, já vista em aula, conhecida como “chiaroscuro” (claro-escuro em italiano), descreve o contraste entre áreas iluminadas e escuras da cena e dá sensação de volume e profundidade aos objetos – à forma humana em particular – enfatizando sua natureza tridimensional. Observe  no Google imagens, o trabalho de artistas como Rembrandt e Caravaggio para ver exemplos dessa técnica.

Entre um padrão

Procure por ritmo e linhas nas imagens. A repetição de elementos similares pode criar padrões interessantes – se você quebrar o padrão com outro elemento, o olho será imediatamente atraído para ele. Linhas – uma estrada ou muro, por exemplo – podem guiar o olho do espectador pela figura. Esse movimento pelo quadro é muito importante para produção de imagens que prendem a atenção da audiência por um bom tempo. Preste atenção às linhas dos braços, mãos e olhos das pessoas fotografadas, pois elas podem ser usadas para guiar o observador pela imagem.

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