PAISAGENS INÓSPITAS

em Composição Fotográfica, Equipamentos.

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Use sempre tripé com cabeça de três movimentos

O tripé é tão importante quanto à câmera – não só por permitir o uso de velocidades longas sem vibração, mas por ser uma ferramenta vital de composição.

Você pode enquadrar a sua cena, dar zoom, recompor e ajustar de uma forma que é impossível com a câmera na mão.

 “Uma cabeça de três movimentos também permite refinar a sua composição com muito mais precisão do que uma cabeça do tipo ball head”.

DICA: Uso Incomum Para o Filtro ND.

“Filtros ND são tradicionalmente usados para equilibrar a exposição de céu claro com o solo mais escuro abaixo com a graduação acompanhando a linha do horizonte”.

TRUQUE: Intensifique Cor e Contraste

Polarizadores costumam ser usados para tornar céus azuis mais azuis com nuvens vibrantes, mas também podem ser usados para reduzir os reflexos da água. Eles não só eliminam o brilho que vem do riacho, permitindo que você enxergue tudo até o leito, como também reduzem os reflexos da vegetação molhada gerando cores supersaturadas. O polarizador também diminui a sua exposição em um dos pontos, ajudando a enfatizar o movimento rápido da água no rio.

USE O MODO MANUAL

Fotografando no Modo Prioridade de Abertura, embora seja uma boa opção para fotografar no dia a dia, para clicar paisagens – nas quais é necessário usar vários filtros e definir a exposição por conta da própria – o modo Manual a melhor opção. Normalmente também é melhor usar ISO 100 – contudo, se estiver ventando demais e a vegetação estiver se movendo, você pode aumentar para 200 ou 400, já que sensores modernos são muito bons controlando ruído.

VÁ DE F/16

Usando a menor abertura que sua lente oferece – f/22 – para obter a maior profundidade de campo possível deixar suas paisagens nítidas do primeiro plano até o fundo. Contudo, diafragmas muito fechados resultam em uma anomalia óptica chamada difração, que faz as imagens ficarem menos nítidas, uma vez que os raios de luz são desviados ao atingirem as bordas das lâminas do diafragma.

A maioria das lentes produz sua melhor qualidade óptica em termo de f/8, mas para paisagens que combinam interesse no primeiro plano e um horizonte distante, f/16 o melhor equilíbrio entre nitidez e profundidade de campo.

Aproveite para rever mais dicas  sobre disparo remoto nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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