PANORÂMICA DA AÇÃO

em dicas de fotografia, Equipamentos.

fotografia panorâmica, focus escola de fotografia, cursos de fotografia, enio leite
Com a panorâmica da ação – isto é, fazendo a câmera DSLR girar sobre o seu eixo, seguindo a deslocação do objeto – consegue-se uma forma única de representar o movimento. Na foto, panorâmica com baixa velocidade de obturação

Com o auxílio desta técnica, uma só fotografia pode
incluir, simultaneamente, uma imagem bem definida do objeto em movimento e um
fundo de traços impressionistas.

Como a panorâmica implica apenas um movimento suave e
controlado da maquina fotográfica, torna-se desnecessário equipamento especial:
pode praticar-se esta técnica não só com aparelhos aperfeiçoados como com
qualquer câmera DSLR simples e barata.

  • Escolha uma posição em que o objeto passará diretamente através do campo de visão da máquina fotográfica. Evite ficar muito perto, por motivos de segurança e porque, se a ação encher o enquadramento, terá de cortar parte das extremidades do objeto. Na distancia mais próxima, o objeto não deve cobrir mais de metade da base do enquadramento.
  • Mantenha-se confortavelmente de pé, com as pernas um pouco afastadas. Certifique-se de que pode mover-se livremente para a esquerda e para a direita.
  • Faça um pré-focagem do ponto onde espera que o objeto se encontre no momento em que acionará o disparador. Terá assim uma coisa a menos com que se preocupar no momento da exposição.
  • Enquadre o objeto logo que surja à direita. Mas resista à tentação de voltar a focar.
  • Utilize uma velocidade de obturação lenta – de 1/60 a 1/15 s – e prima suavemente o disparador um momento antes de o objeto estar na posição ideal.
  • Vá girando o corpo sem mover os pés – não gire só a câmera DSLR – e siga o objeto. Não pare quando ouvir o disparador, já que a panorâmica perderia a suavidade indispensável para que a fotografia resulte.
  • Pratique a fazer panorâmicas, colocando-se na extremidade de uma rua movimentada. Comece sem película; a seguir carregue a câmera DSLR quando a experiência lhe der maior confiança e só então comece a fotografar.
  • Tome em consideração o fundo. Os fundos lisos reduzem a sensação de movimento. Evite os fundos claros, visto poderem causar uma espécie de fantasma na imagem. Com treino, rapidamente ficará conhecedor dos “truques”.

Aproveite para rever mais dicas sobre
fotografia panorâmica nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de
fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na
FOCUS!
https://goo.gl/C235XR

#fotopanoramica  #panoramicas 
#dicas_fotografia #escola_focus #focus #focus_escola_de_fotografia  #focusfoto #focus_fotografia
#alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia #aulas_fotografia  #enio_leite   
#cursosdefotografia