Para que Serve o Fotômetro? 

Você já sabe que uma fotografia é um desenho da luz e sabe que seus olhos veem a luz e por causa disso criamos sensores eletrônicos para medir a quantidade de luz que entra na nossa câmera. Você sabe para que serve o fotômetro? 

O fotômetro é um dispositivo que vai garantir a medição da luz perfeita e suficiente para que sua imagem seja gravada com excelente exposição, nitidez, definição, contraste, saturação, temperatura, tom – de tal forma, que não haverá necessidade de fazer pós-produção. 

Quer aprender para que serve o fotômetro? 

Para que serve o Fotômetro? 

Para que o Fotômetro é usado? 

O fotômetro é usado para medir a luz do ambiente. Com ele você mede a intensidade e o brilho. Essa medição se chama fotometria. 


A fotometria costumava ser feita pelo olho humano até que os instrumentos sensíveis fossem inventados. O fotômetro é um dispositivo, um acessório, usado por fotógrafos.

Há fotômetros feitos para diferentes situações. No caso do uso para a fotografia, eles podem ser independentes ou integrados à câmera. 

Os fotômetros podem medir e comparar algumas fontes diferentes de luz quando as características específicas de uma fonte são conhecidas e são padrão e a outra não. O fotômetro fornece uma comparação precisa da luz de diferentes fontes.

Tipos de Fotômetros

Existem cinco tipos de fotômetros usados ​​principalmente na fotografia, conforme explicado abaixo.

Fotômetros de cor

Os fotômetros coloridos medem a quantidade de luz que incide sobre um objeto junto com a intensidade da cor que vem dele. Esses fotômetros são usados ​​para equilibrar a saturação da cor e são particularmente úteis quando se trata de fotografia.

Fotômetros de mão

Estes são usados ​​para se concentrar em leituras de luz em alguns locais de uma fotografia.

Fotômetros integrados

São fotômetros integrados à câmera. A prática surgiu quando a importância de um fotômetro na tomada de fotos, foi descoberta. Na sua maioria quando o ponteiro é colocado no – 0 – temos uma harmonia desejada. 

Fotômetros spot

Com estas leituras de luz são alcançadas em diferentes áreas do assunto que está sendo fotografado, o fotógrafo utiliza essas leituras para  saber como definir a exposição da câmera para as áreas estudadas.

Fotômetros de luz incidente

Esses fotômetros medem a luz incidente e a quantidade de luz sobre o assunto. É o mais preciso dos cinco fotômetros..

Para a indústria da água, existem outros tipos de fotômetros, como por exemplo:

Fotômetros que são usados ​​na piscicultura, ou seja, piscicultura. Eles garantem que a quantidade certa de luz esteja disponível na água para que os peixes sobrevivam e prosperem.

Fotômetros que determinam o nível de oxigênio na água junto com o ph da água. O fotômetro também determina se há presença de fosfatos ou outros minerais.

Fotômetros que são usados ​​em piscinas e banheiros para controle da quantidade de luz que pode ser absorvida nos materiais.

Fotômetros que estabelecem a demanda de oxigênio em corpos d’água necessários para diferentes finalidades.

Qual é a função do fotômetro? 

Toda criação de imagens, a partir de uma câmera fotográfica, exige que a entrada de luz seja suficiente para o registro, seja gravada no filme ou no cartão de memória.

Os olhos humanos podem ver e ficar sensível a intensidade da luz, mas não podem medir a frequência na qual ela se mostra. Para isso, temos o fotômetro cuja função é a fotometria.  

Os fotômetros examinam como a luz interage com materiais refletivos. O conjunto de fotômetros permite que a fotometria seja aplicada em diferentes campos de estudo. 

Outros fotômetros disparam luz branca em superfícies para medir a quantidade de luz que reflete de volta no instrumento.

Na astronomia, a fotometria é utilizada aplicando filtros para restringir certos comprimentos de onda e permitindo que outros comprimentos de onda desejados sejam medidos. 

Os fotômetros desempenham um papel importante ao permitir que os cientistas observem e capturem imagens de corpos celestes.

UM EXEMPLO: 

Um exemplo de como funciona um fotômetro é colocar um pedaço de papel com uma mancha de óleo no meio que deixa essa parte do papel transparente.

UM MÉTODO

Para o método de extinção de sombras o fotômetro funciona removendo sombras, como o processo implica. Se uma fonte de luz projeta a sombra de um objeto opaco em uma tela, se uma segunda fonte for introduzida a uma certa distância, ela erradicará a sombra.

Usos de Fotômetros

Eles podem medir a Iluminância

Essa função determina a luminosidade da sensibilidade do olho humano. O olho humano é usado aqui porque foi o primeiro dispositivo a medir a intensidade e fisiologicamente pode diferenciar uma ampla faixa de luz.

Fluorescência

Os fotômetros conseguem distinguir entre os reflexos da luz, as que são fluorescentes e as que não são. Os materiais fluorescentes absorvem luz junto com outras radiações e refletem a luz absorvida. 

Absorção

Os fotômetros permitem estudar a intensidade de um comprimento de onda de luz de um material que absorve energia na forma de matéria.

Reflexo da luz

Os fotômetros nos permitem estudar o grau em que a luz salta de um objeto, como no caso de um espelho; ou se a luz é absorvida pelo material. Isso depende da natureza e composição do objeto.

Dispersão de luz

Os fotômetros ajudam a determinar a luz branca que se difundiu,  decomposta, e determinar em que grau isso ocorreu, bem como sua intensidade. O arco-íris é um exemplo da dispersão da luz. 

Fosforescência

Os materiais de fosforescência são semelhantes aos fluorescentes, mas a diferença é vista na quantidade de luz emitida. Alguns materiais brilham no escuro porque absorvem a luz e porque fazem a reflexão devagar, continuam a emitir luz muito tempo após a absorção.

Luminescência

A luminescência é a transmissão da luz, mas não como resultado do calor. Pode ser devido a reações químicas ou energia elétrica. A maioria das ferramentas de aviação para navegação usa materiais luminescentes, e isso os torna visíveis de longe. Os fotômetros ajudam a distinguir quais objetos são luminescentes e quais não são.

Luminescência

Como fazer fotometria do céu? 

Se você quer registrar as estrelas procure um lugar afastado do centro urbano, tome as devidas medidas de segurança, use um tripé.

Se você quer as imagens figurativas das estrelas, sem manchas e sem riscos, use a abertura máxima que sua lente oferece e use o máximo de ISO que você tem na câmera. Quanto menor a abertura do diafragma e mais longo for o tempo de exposição (30s), sua imagem terá as estrelas mais distantes. 

Se você quer capturar o movimento das estrelas para ver os traços de luz no céu escuro capriche no tempo de exposição mais longo, esse efeito se chama star trail e muitos fotógrafos adoram usar. Para ter o efeito que você realmente deseja, faça uma conta simples: 500 + pela distância focal da lente, por exemplo, se usar uma lente 10mm, poderei usar até 50 segundo sem gravar os rastros das estrelas. 

Faça algumas experiências com essas configurações e veja os resultados!

10mm + iso 1000 +  f 3/5  + 30s

10mm + iso 1000 +  f 3/5  + 30s

24mm + iso 1600 +  f 1/8  + 15s 

Se você quer fotografar durante o dia, considere o céu como uma fonte de luz que precisa ser medida e controlada para que a intensidade da luz não estoure e deixe tudo branco – para isso depois que bater o branco no fotômetro diminua um ponto na abertura.  

Conclusão 

Não perca uma imagem fantástica! Aprenda a usar o fotômetro, seja o de mão ou o integrado das sua câmera. Aproveite as técnicas disponíveis para criar imagens impactantes e reveladoras de histórias. 

Com os vários tipos de fotometria e de dispositivos, disponíveis no mercado, que podem ser encontrados por preços bacanas e até mesmo por preço de revenda, vale conferir e experimentar cada oportunidade de viver e criar a sua fotografia iluminada. 

Deixe algum comentário ou conte-nos a sua experiência com fotometria!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *