PENSE COM DIRETOR DE CINEMA!

em Artigos e Entrevistas.

 Quando encontrei pela primeira vez um modelo profissional, passei um tempo analisando seu portfólio

Achei seu book um tanto comum
– em outras palavras, estava recheado de poses tradicionais e iluminação que
mostrava seu rastro, corpo figurino, mas não fazia quase nada para mostrar seu
conjunto.

Planejamos fazer algo diferente
do personagem “menina comum”. Decidimos juntar alguns adereços ao figurino e
apresentá-lo como um gângster, uma marginal de filme noir.

A agenda cheia dela não permitiu
que ficasse muito simples seu propósito foi evocar a iluminação de filmes de
gângster dos anos 50.

Coloquei dois flashes com
refletores parabólicos e colmeias de 30 graus em girafas, direcionados para
baixo.

Eles foram posicionados longe o
bastante para que se interessem entre si, e ajustados para que uma parte da
parede do estúdio parecesse o lado de fora de um prédio iluminado por uma
lâmpada de rua. A luz de trás ficou perto o suficiente da parede para projetar
a clássica forma triangular do facho de uma lâmpada de rua, enquanto que a luz
do modelo ficou mais perto da câmera.

Finalmente, queria dar a
impressão que Michael estava sendo iluminado por somente uma luz. Embora fosse
necessário tomar certa licença poética no set, algo que os diretores de
iluminação de cinema fazem com frequência, a luz ficaria plausível desse que
estivesse combinada com a direção da luz de trás.

A luz do modelo foi medida num
ponto longo abaixo do seu queixo, e a luz traseira na altura do ombro, com o
domo apontado para a câmera. Ambas foram acionadas com a mesma potência, que,
dada a posição do fotômetro, significava que a lâmpada de rua ficaria mais
brilhante.

No planejamento dessa foto, eu não tinha intenção de iluminar Michael com uma sombra no nariz convencional, catchlights (brilhos nos olhos) ou qualquer coisa que pudesse deixar a foto “normal”. Na verdade, deixa a luz relancear a ponta do seu nariz, algo que geralmente tentamos evitar, daria o seu personagem uma aparência de falta de “inteligência”. Mas, achei que as sombras estavam muito profundas, e que ela ficaria mais ameaçadora com um pouco mais de luz.

Um rebatedor iluminaria sua
roupa, seu rosto ficaria suave em termos de textura. Outra luz, não importa o
quão escura fosse, estava fora de questão, pois mudaria a atmosfera da foto. A
solução foi colocar um azulejo espelhado de 30 x 30 em um grampo e montá-lo
diretamente abaixo da luz do modelo. O espelho rebateu luz suficiente para
distinguir os olhos e sobrancelha. Essa luz “Karloff” deixou a modelo mais
ameaçadora, já que poderíamos agora ver a ameaça em seus olhos.

Simples mais estranha deste
cenário provou ser bastante versátil. Acrescentamos uma capa de chuva ao
figurino, adicionando textura.

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