POR QUE A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO FOTOGRÁFICO É IMPORTANTE PARA O MEU NOME COMO PROFISSIONAL?

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Recebo diariamente mensagens sobre como apresentar fotos profissionais e escrever textos, ou ainda como produzir conteúdo fotógrafo.

JusBrasil/Suely Leite Viana Van Dal

Recebo também  perguntas sobre quais as vantagens que tenho ao publicar um artigo, peça fotográfica ou texto e algumas perguntas até se recebo valores para publicar. E sempre respondo que a produção de conteúdo é transformadora.

Pois bem, mas qual a vantagem de produzir conteúdo fotográfico para sites ou blogs? Sei que fica a dúvida para muitos: “Não estou ‘entregando o peixe’ para meu cliente, se escrevo para meu cliente”, ou, “se não estou fortalecendo a concorrência quando um colega fotógrafo lê um artigo meu?” Estas são algumas das perguntas que recebo sempre e que me faz pensar. E pensar de forma diferente, claro!

Pense comigo, quando você vai contratar um profissional, qual a primeira coisa que faz? Pesquisa no Google o seu nome, seu trabalho e como ele é conhecido no meio em que atua. Acertei?

Não acertei porque sou vidente, tenho bola de cristal ou coisa parecida, não! Acertei porque hoje, todo mundo faz isso.

E não é diferente com seu negócio de fotografia e com outras áreas correlatas. Hoje quando um cliente vai até seu estúdio ele já te conhece, pois já pesquisou tudo sobre você na internet.

Tem um caso bem interessante que aconteceu comigo. No ano passado fui até o cliente para fechar um contrato na área em que atuo. Correu tudo bem e fui contratada para atuar.

Depois de alguns dias trabalhando, em conversa com uma pessoa que trabalhou por décadas com aquele cliente, eu perguntei por qual motivo haviam me contratado, se havia tantos profissionais mais “experientes” no mercado, e a pessoa me respondeu: “Moça., eles vasculharam sua vida na internet e gostaram muito da forma que se posiciona. E era o que estavam buscando”.

Aí você pensa, mas eu não produzo conteúdo fotógrafo, eu só posto foto na balada, com lata de cerveja na mão ou viajando o tempo todo. Será que isso é bom ou ruim?

Não digo que seja ruim, mas eu, ao buscar por um médico na internet, por exemplo, entre um que só posta foto com bebidas e noitadas e outro que escreve textos sobre sua área de atuação, certamente iria escolher com o que fala sobre seu trabalho.

Não que o outro seja incompetente, mas quando ele mostra com produção de conteúdo que sabe sobre o assunto, ele está demonstrando que domina aquela área. Logo, não vou procurar outro que não sei se entende da matéria.

Com a fotografia não é diferente. Produção de conteúdo em sites, em blogs ou redes sociais é gerar valor para o seu cliente. Mostrar para o seu possível cliente que você possui autoridade sobre determinada área e que domina aquele assunto. Logo, se você expõe seus conhecimentos, você gera valor e gerando valor ao seu trabalho, você pode agregar custo ao seu trabalho.

Ah, mas eu tenho vergonha de escrever…

Sério? Você vai escrever sobre sua área de atuação, sobre o que trabalha no dia a dia. Não precisa ser textos mega elaborados, cheio de termos técnicos, aliás, isso afasta o seu possível cliente, então cuidado para quem escreve.

Preste atenção na forma que escreve e para quem escreve. Se a intenção é escrever para a comunidade fotográfica, os seus textos devem ser fundamentados com seus últimos trabalhos e tendências do mercado.

Mas se essa não for sua intenção, eles devem ser escritos de forma que as pessoas que não possuem conhecimento fotógrafo entendam.

Fonte: https://bit.ly/2VRbQhA

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Sobre o autor

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