POSIÇÃO E PERSPECTIVA

em Uncategorized.

Posição, perspectiva, distância focal, olhar, elementos, composição, estética fotográfica, zoom, movimento, aulas de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, escola focus, melhor escola de fotografia, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, fotografe melhor, curso fotografia, escola de fotografia profissional

As escolhas que fazemos em relação à distância focal, a posição da qual capturamos uma imagem e a direção de nosso olhar são muito interdependentes

Se você ajustar um desses elementos para melhorar uma composição, geralmente terá que corrigir os outros dois para aperfeiçoara fotografia.

Zoom l e movimento

Um dos erros mais comuns cometidos pelos fotógrafos inexperientes é pensar que alterar a configuração de zoom da objetiva altera a perspectiva no motivo. De fato, ela simplesmente mostra mais do motivo se você configurar uma distância focal curta, ou manos se você configurar uma longa.  A ampliação do motivo varia com a mudança na distância focal, o que nos dá a impressão de que a perspectiva também mudou.

 Entretanto, se você não tiver se movido de sua posição original, sua relação com seus arredores não mudou em nada, então sua perspectiva também permanece inalterada.

Para ajustar a perspectiva, você precisa deslocar sua posição em relação ao motivo, ao invés de esperar que sua objetiva faça o trabalho quando você se aproxima, algumas partes da cena também se afastam: estes ajustes relativos são os sinais vitais de uma composição que foi ponderada.

 Paralaxe l nível do olho

Quando você altera a distância entre você e seu motivo, você também causa uma mudança aparente na relação entre objetos da cena. Este é um exemplo do fenômeno da paralaxe. A beleza é que não precisa tocar em nada para que os objetos pareçam mudar de posição – mover a si mesmo tem o efeito de mover tudo ao seu redor.

Adicionalmente, quando você se aproxima de um motivo alto, como uma árvore ou um edifício, você pode ser forçado a direcionar seu olhar para cima para enxergar o topo.

 Alternativamente, se o seu motivo for pequeno e estiver no nível do chão, como uma flor, você poderá enxerga-la diretamente por cima ao se aproximar dela. Isso dá a você outro controle: olhar para baixo tende a aumentar o plano fundo, enquanto olhar para cima tende a isolar o motivo contra o céu.

Se você deseja experimentar ângulos incomuns, utilize uma câmera digital que ofereça uma tela de LCD móvel.  Elas estão disponíveis estão disponíveis até mesmo em algumas câmeras SLR. Então você pode facilmente segura a câmera sobre sua cabeça ou bem abaixo, e ainda assim ser capaz de enxergar a imagem para enquadrar a foto com precisão.

 Certifique-se de segurar a câmera com firmeza ou, se disponível, acionar a estabilização de imagem para garantir que elas não fiquem borradas devido o tremor da câmera.

Aproveite para rever mais dicas sobre composição e estética fotográfica nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)