A maioria dos nossos alunos guardam seus equipamentos dentro da mochila e depois a escondem dentro de um armário ou guarda-roupa.
Os equipamentos são sensíveis a umidade e calor. Precisam respirar! Deixá-los em cima de uma mesa em local seco e ventilado, diariamente, por algumas horas é recomendado. Caso esteja fotografando na chuva, quando voltar, coloque tudo sobre a mesa e ligue o ar condicionado. Em algumas horas ele irá remover toda a umidade acumulada. Além das partes óticas que poderão ser contaminadas por fungos, a umidade oxida todo o circuito interno de sua câmera. Portanto, todo o cuidado é pouco!
Para evitar danos a câmeras e lentes, é importante que se tenha bastante cuidado no transporte, especialmente em situações críticas como chuva, poeira, mar.
Convém carregar um saco plástico grande de lixo que possa envolver tida a mochila em caso de tempestade, e sacos menores transparentes que possa envolver os equipamentos.
Caso a máquina caia em água doce, seque o mais rápido possível com panos, papeis e cotonetes, abrindo todas as partes retirando todas as peças possíveis. Ligue o ar condicionado e com a maior brevidade à assistência técnica mais próxima.
Alguns fotógrafos costumam deixar a câmera dentro do recipiente onde se estoca o arroz. Os grãos de arroz tem a propriedade de absorver água. E também são eficientes para celulares molhados.
No caso de queda em água salgada, primeiramente limpe com panos molhados em água doce para depois secar. E também procure a assistência técnica sem perder tempo.
PRIMEIRO LIVRO DIDÁTICO SOBRE FOTOGRAFIA DIGITAL – 3. Edição
“FOTOGRAFIA DIGITAL – APRENDENDO A FOTOGRAFAR COM QUALIDADE” Autor: Prof. Dr. Enio Leite, Editora Viena, São Paulo, Brasil, Janeiro 2016
16 cm x 23 cm, 432 páginas. Fonte:http://bit.ly/1QrKl8M