Escolhi esse tema porque é uma pergunta que recebo praticamente todos os dias. Além desse questionamento, outros parecidos também são feitos: “Como faço para atrair clientes?”, “Meus anúncios não funcionam, devo fazer diferente?”, “O Facebook não dá mais resultado como antes”,
“Meus clientes me encontram pelas redes sociais, ainda preciso de um site?”. Pelo visto você deve ter dúvidas parecidas com essas, certo? E, nesse momento, deve estar querendo todas as respostas.
Todas as estratégias funcionam, você apenas tem que saber qual, ou quais delas, pretende usar e qual o retorno para o seu nível de esforço. Agora quero abrir cada uma das estratégias para você:
Anúncios. Os anúncios são uma forma patrocinada de aparecer primeiro para o seu potencial cliente. No Facebook/Instagram, você deve fazer campanhas estratégicas para não jogar dinheiro no lixo.
Aparecer primeiro não é garantia que você vá pela primeira vez convencer o cliente a clicar na sua postagem e entrar em contato com você. Leve em consideração que um cliente precisa, em média, ver sua marca de 4 a 7 vezes para tomar uma ação.
Então campanhas esporádicas não têm muito efeito. Você tem que ter consistência, frequência e conteúdo que atraia atenção do seu futuro cliente.
“Um cliente precisa em média ver sua marca de 4 a 7 vezes para tomar uma a ação”
Indicação. As indicações ainda funcionam bem. Existem as indicações do famoso boca-a-boca e também indicações de parceiros. As indicações são fruto de um bom relacionamento que você deve garantir com seus clientes e fornecedores.
Esse trabalho também é conhecido como rede de contatos ou network. Para construir um bom network, trabalhe para ajudar seus possíveis parceiros e obtenha uma retribuição praticamente natural. Formar uma rede de indicações fortalecerá sua marca e garantirá alguns contratos no final do mês. Nunca esqueça de agradecer e retribuir pelos seus parceiros.
Redes sociais. Se você faz ou pensa em fazer panfletagem nas redes sociais, esqueça. Não vai dar certo. Panfletagem só prejudica sua imagem, reduz seu valor e deixa o alcance das suas postagens cada vez menor. Utilize as redes sociais para compartilhar conteúdo de qualidade, que atraia as pessoas e se você quiser divulgar algum material, use os anúncios. Afinal de contas, utilizamos as redes sociais para o entretenimento. Então por que você ainda acha que material de propaganda vai atrair alguém?
Site. Embora esteja em segundo plano por muitos profissionais, para mim o site é peça fundamental na estratégia de captação de novos clientes. Pois é ele que recebe ou deveria receber os seus primeiros interessados para que o cliente tenha sua primeira impressão.
Além disso, se você combinar estratégias de conteúdo no site e compartilhamento nas redes sociais, irá envolver o seu cliente e fazer com que ele se interesse pelo seu trabalho. Uma estratégia que eu gosto muito é a de mostrar anúncios no Facebook e Instagram, para todos os clientes que visitam meu site e não pedem um contato. Essa estratégia também é conhecida como Remarketing.
Agora se você me perguntar o que é dá certo vou te responder, tudo desde que andem juntas. Porém, se me perguntar qual estratégia dá errado? Vou te responder, todas, se você fizer isoladamente cada uma.