QUAL VELOCIDADE É RÁPIDA O SUFICIENTE PARA A FOTO QUE QUERO FAZER?

em Dicas & Tutoriais, Equipamentos.

Velocidade, rápida, segurar, DSLR, estável, tremer, reduzir, limitar, vibração, regra básica, fração, distância focal, câmera estável, condições de luz, fotografia aulas, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escolas de fotografia, história de marketing

Segurar a sua DSLR com as mãos pode parecer estável, mas por mais que você tente não se mover, as suas mãos vão tremer um pouco – mesmo que não fique imediatamente evidente

Se você só está preocupado em usar uma velocidade que irá reduzir ou liminar essa vibração da câmera, então uma boa regra básica é a seguinte: escolha uma velocidade de no mínimo uma fração sobre a distância focal utilizada.

Por exemplo, se estiver fotografando a uma distância focal de 100 mm, a velocidade deve ser no mínimo de 1/100s para que as fotos fiquem nítidas se você estiver segurando a câmera com as mãos. E assim sucessivamente…

Se tiver usando tripé para manter a sua câmera estável, ou as condições de luz são tão claras que você também não precisa usar uma velocidade lenta para garantir uma boa exposição, então você está livre para escolher uma combinação de velocidade e abertura adequada para o tema e para condições. Isso pode variar muito.

Por exemplo, um elemento que se move rapidamente como um pombo decolando pode exigir uma velocidade me torno de 1/2000s para congelar o rápido movimento na ponta de suas asas, enquanto que um cisne navegando lentamente em um lago pode exigir uma velocidade de apenas 1/250s para ficar nítido na imagem.

Outros fatores também afetam a velocidade do obturador. Um corredor passando a poucos metros da sua câmera se move por uma distância muito maior pelo quadro durante a exposição do que se estivesse correndo na mesma velocidade a uma distância muito maior, por tanto é necessário usar uma velocidade de obturador mais rápida para congelar o movimento dele nessa situação.

Da mesma maneira, você precisa de uma velocidade mais rápida para congelar elementos que se movem através do campo de visão que afasta do que os que afastam ou se aproximam da sua câmera, uma vez que o movimento relativo através do quadro é muito maior durante a exposição.

A forma como você quer que o movimento seja apresentado na foto também é uma importante decisão criativa, conforme apresentamos no exemplo acima.

Aproveite para rever mais dicas sobre velocidades sem tremor nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.