QUANDO É PERMITIDO TREMER?

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Na década de 1960, o mestre austríaco, naturalizado norte-americano, Ernst Haas, começou a fazer experiências com fotos tiradas em baixa velocidade.

A duração da exposição determina a nitidez e a sensação visual de movimento.

Com movimentos da câmera, o fotografo pode potencializar esses recursos e as técnicas para exercitar a criatividade e criar efeitos para realizar sua imaginação.

A relação da abertura do diafragma com a velocidade do obturador determina qual será a exposição do filme ou do sensor digital da câmera.

É possível escolher entre diversas combinações da velocidade do obturador com a abertura do diafragma e manter a mesma exposição.

Por exemplo: as combinações de 1/60s com f/5.6, 1/30s com f/8, 1/15s com f/11 e 1/8s com f/16 são equivalentes para a velocidade e a profundidade de campo. Como essas combinações influenciam a nitidez da foto e a sensação de movimento e velocidade na imagem? Veja suas anotações de aula e a literatura técnica do módulo 1.

Na década de 1960, o mestre austríaco, naturalizado norte-americano, Ernst Haas, começou a fazer experiências com fotos tiradas em baixa velocidade.

Utilizando as ágeis câmeras analógicas de sua época, explorou pontos de luz em movimento, deixando a câmera estática, conforme exemplo acima ou então acompanhando horizontalmente o objeto da foto (panning) ou balançando a câmera para cima e para baixo (jiggling), deixando o movimento do assunto em movimento compor a cena.

 Haas publicou suas fotos na revista Life e criou novas técnicas de fotografar, ampliando as opções artísticas. Dizia Haas que “a fotografia é uma transformação, não uma reprodução”, e que suas experiências representavam “um tipo visual de poesia”.

Uma de suas técnicas, panning,  era mover a câmera horizontalmente junto com o objeto, com a velocidade do movimento da câmera (não a velocidade do obturador) acompanhando a velocidade do assunto. Quando essas velocidades são iguais, o assunto aparece nítido e o fundo borrado.

A velocidade do obturador dá o intervalo de tempo em que o assunto é acompanhado pela câmera. Uma velocidade de obturador maior ou menor produzirá um fundo mais ou menos borrado.

Aproveite para rever suas fotos com a técnica panning, obtidas nas aulas práticas em campo do módulo 1

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