QUANDO USAR O MODO AV

em Dicas & Tutoriais, Equipamentos.

Modo AV, prioridade de velocidade, aula, módulo 1, valor da abertura, sensor da câmera, tempo de exposição, ISO, fotografia cursos, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia,  Angelina Jolie, playboy

Melhore suas habilidades com as dicas sobre o modo Prioridade de Velocidade

Na última aula do módulo 1, foi discutido um dos três principais elementos de controle da exposição – a abertura – e logo abaixo será abordada a velocidade.

 Embora o valor da abertura controle a quantidade de luz que o sensor da câmera recebe a velocidade do obturador ou “velocidade”, determina quanto tempo o sensor ficará exposto à luz. O tempo da exposição geralmente é medido em frações de segundo (1/250s, por exemplo), mas também pode ser de vários minutos, dependendo do nível de luz, escolha de abertura e ajuste de ISO (o parâmetro que mede quão sensível à luz estará o sensor).

Além de garantir que o sensor receba luz suficiente e faça uma boa exposição, a velocidade afeta como o movimento, tanto do tema quanto da câmera, será captado. Velocidades rápidas, tais como 1/2000s podem congelar temas muito rápidos, enquanto as lentas – 1/2s, por exemplo – farão qualquer coisa que se mova durante a exposição parecer borrado.

A imagem toda parecerá desfocada se a câmera se mover durante uma exposição lenta – um décimo de segundo é muito tempo em termos de exposição. Por isso, é importante prestar atenção na velocidade em cada modo de disparo para garantir que a imagem fique nítida.

Para ter controle da velocidade é preciso escolher Tv no disco de modos. Time Value, em inglês ou prioridade de Velocidade em português – é um modo de exposição semiautomático que permite que o fotógrafo regule quanto tempo durará a exposição.

Esse ajuste, então, ficará travado para a câmera que selecionará uma abertura apropriada para fazer uma exposição padrão. Significa que você pode reagir a situações mais rápido do que o modo Manual, onde é preciso ajustar a velocidade e a abertura.

Essa é a razão do modo Tv ser uma ótima escolha para fotografia de esportes e ação, seja uma partida de futebol ou crianças brincando no parque; você pode escolher uma velocidade rápida para obter boas fotos e deixar que a câmera abra e feche a abertura para compensar as mudanças dos níveis de luz.

Nesses casos, se você usasse o modo Av, não teria como controlar a velocidade e a imagem ficaria desfocada. Por motivos semelhantes é melhor evitar o modo Esportes da câmera – nele não há nenhum controle sobre a velocidade, o ISO ou abertura. A câmera tende a escolher a velocidade mais rápida e uma combinação de ISO que podem não ser as mais adequadas ao efeito desejado.

Aproveite para rever mais dicas  sobre manuseio de câmeras profissionais nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.