QUANTA SUJEIRA HÁ NO SENSOR?

em Dicas & Tutoriais, Equipamentos.

Sujeira, semsor, sensor arranhado, folha de papel, lupa de sensor, encaixe da objtiva, ambientes empoeirados, fotografia aulas, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escolas de fotografia

Após ter limpado o sensor – automaticamente – faça foto teste para checar se está tudo limpo. Ilustração: sensor arranhado

Alterne a câmera para o modo AV e ajuste a menor abertura disponível. Fotografe uma área bem clara – uma folha de papel é ideal com a objetiva focada manualmente a uma certa distância.

Carregue essa imagem no programa de edição e use o comando Auto Levels ou equivalente para ver qualquer sujeira. A parte inferior da imagem representa a parte superior do sensor, por isso gire a imagem verticalmente para descobrir onde está a sujeira.

Uma lupa de sensor – um dispositivo que possui uma lente de aumento e luzes que se encaixam sobre o encaixe da objetiva é muito útil para isso.

Corpo da Câmera

Antes de limpara por dentro, dê uma boa limpeza externa. Todos um dia, cometem o pecado de limpar o monitor LCD traseiro com sua camiseta, mas vale a pena limpá-la corretamente uma vez ou mais por mês – com mais frequência se você fotografa em ambientes empoeirados.

Comece com uma bombinha de sopro de ar profissional para remover fragmentos sólidos em torno de discos, botões e lacres.

Depois, comece a limpar a superfície com um tecido de microfibra (use panos de limpeza diferentes para o corpo da câmera e para objetiva). Se esteve próximo ao mar, esfregue um pano levemente umedecido com água doce no corpo da câmera para remover qualquer vestígio de água salgada.

Limpe a sujeira em volta da objetiva usando um tecido que não solte fiapos (vire a DSLR para baixo para evitar que caia pó na câmera do espelho) limpe as manchas do visor.

Lembre-se de limpar o interior da tampa (quando afastar a objetiva acople a tampa traseira e a tampa da câmera juntas para manter as duas limpas).

Cuidados com a Objetiva

Assim como os sensores, as objetivas exigem cuidado extra. Poeira não é tão problemático quanto arranhões causados por sólidos.

O segredo é remover o quanto puder com a bombinha de ar; após alguns sopros de ar, limpe o zoom e o anel de foco. Só então comece a polir o vidro comum um pano de microfibra.

Não toque a objetiva com a câmera ligada – o sensor age como imã de poeira – ou, em um ambiente com ventilação, corrente de ar ou pó.

Além do perigo do pó entrar, há um risco adicional de partículas úmidas ficarem depositadas nos contatos da objetiva, o que é bem mais difícil de limpar. Para terminar, quando for fotografar em condições de umidade e encaixe um filtro UV na objetiva como cuidado extra. Isso protege a objetiva e é muito mais barato de substituir o filtro em caso de danos.

Aproveite para rever mais dicas sobre limpeza de sensores nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Reuters - 12/12/2018)