QUESTÃO DE LOGÍSTICA

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Na prática, o esforço principal na maior parte da fotografia publicitária controlada em ambientes exteriores concentra-se na sua organização. O conceito da campanha é seu principal objetivo

Ou seja: montar os diversos ingredientes, escolher o local, os objetos de cena, os atores e os modelos, e distribuir o equipamento necessário, que engloba não só os dispositivos de iluminação mas também os de ambiente, como, por exemplo, aspersores, para imitar efeito de chuva ou máquinas especiais para produzir nevoeiro.

É obvio que as fotografias em exteriores são realizadas em maior escala do que na maioria dos estúdios. É a própria escala que origina a complexidade logística e os custos, tornando este tipo de fotografia altamente especializada e dispendiosa.

Até a busca do local mais apropriado constitui um problema por vezes difícil, e os orçamentos publicitários incluem habitualmente uma verba para pagar os serviços de localização que encontram pontos adequados para trabalho em exteriores. Os fotógrafos especializados neste tipo de fotografia possuem, em geral, dados específicos previamente organizados para essa tarefa.

Os objetos variam muito, desde pequenos elementos domésticos até veículos, trajes de época e coisas tão estranhas como cabinas telefônicas, animais e um sem-número de objetos que é preciso por vezes construir.

A seleção também podem subcontratar-se com estilistas profissionais, ou será efetuada pelo próprio fotografo com a sua equipa.

Nas cidades onde o número de fotógrafos publicitários é grande ou existe uma vasta produção cinematográfica e televisiva, há empresas que alugam objetos para montagem de ambientes; caso contrário, será preciso negociar diretamente com estabelecimentos, fabricantes e até artesãos. É usual contratar atores e modelos por intermédio de agencias teatrais ou de modelos, ou diretamente com os próprios.

A fotografia publicitaria em exteriores dá maior importância ao aspecto final do que à capacidade dos atores, pelo que não é essencial ter experiência.

Se os exteriores necessitarem de iluminação (o que é corrente), em geral, esta deve ser abundante, exigindo por vezes a sua própria alimentação elétrica, se o local estiver afastado da rede. E muito provável que seja preciso recorrer a geradores portáteis e a equipamentos básicos de estúdio que seja também portáteis.

Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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