REALCE A TEXTURA!

em Composição Fotográfica, Dicas & Tutoriais.

realce a textura, objetos, grau de textura, estilo de iluminação, estúdio, campo, luz artificial, sol, ângulo baixo, luz dourada, características tridimensionais, fotografia cursos, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escolas de fotografia,  mensagem fotográfica

Pode-se dizer que a maioria dos objetos tem algum grau de textura, ainda que não seja fácil capturá-la em todas as condições de iluminação

A iluminação lateral intensa será o estilo de iluminação mais adequado apara esse desafio.

Você pode cria-la em estúdio ou encontra-la em campo – pode vir da luz artificial de uma lâmpada ou do sol em ângulo baixo, tanto no início quanto no fim do dia.

Contudo, ao contrário do desafio voltado para a captura de luz dourada, aqui a iluminação em si não será o elemento mais importante; em vez disso, você terá que encontrar o objeto adequado para realçar suas características tridimensionais e dotá-lo de vivacidade nas condições ideais.

CHECKLIST DO DESAFIO

As fotografias macro e em close-up se prestam muito bem para estudos texturais, e você pode acrescentar uma luz lateral posicionando uma lâmpada no lugar certo ou utilizando uma unidade de flash externa conectada por um cabo acessório, o qual você pode segurar com uma mão ao se posicionar ao lado da cena.

As distâncias focais mais longas das teleobjetivas são inclinação natural para fotografias texturiais, contudo, lembre-se de que a maioria das lentes grande angulares permitem que você foque bem de perto também. Assim você poderá obter uma composição interessante que oponha grandes elementos em primeiro plano contra um plano de fundo em expansão.

Close-Up dos Pastéis

As cores contrastantes podem por si mesmas, transmitir um aspecto textural à fotografia, e nem sempre a iluminação lateral precisa ser tão intensa para que eles adquiram uma aparência tridimensional efetiva.

Cadeados do Amor em uma Ponte

Realça a textura em geral significa enfocar algum elemento que normalmente pareceria confuso e complicado demais e torna-lo o centro das atenções. Este teria sido um péssimo plano de fundo para um retrato, mas, com objetivo em si, esta parede de cadeados proporciona uma miríade de fendas e recantos para investigar.

Aproveite para rever mais dicas sobre composição e texturas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.