Fotografe com pouca luz e desfoque elementos que se movem lentamente usando velocidades maiores que um segundo
Se houver pouca luz, você pode usar um tripé e velocidades mais lentas, aumentar o ISO para fotografar a mão livre ou adicionar mais luz.
Agora, se for um evento e ambiente interno à noite, esqueça o tripé, pois os temas estarão em movimento. Um ISO alto muitas vezes funciona porque preserva a atmosfera. Porém as fotos ficam mais angulares e será preciso a abertura mais ampla e a menor velocidade possível.
Adicionar mais luz, com o uso do flash, é frequentemente a opção mais variável. Isso permite mobilidade e ótimas opções de velocidade e aberturas, além de possibilitar um ISO baixo para obter melhor qualidade de imagem.
No entanto, a luz dura, direcional, que o flash embutido na maioria das DSLRs produz, pode acabar com a atmosfera e trazer pontos indesejados de luz no rosto e criar sombras.
A solução é um flash acoplado a sapata. Mas em vez de apontar a luz para o tema, mire no teto ou na parede.
Isso faz a luz se tornar mais difusa e uniforme. Dessa forma, as fotos ficam mais naturais. Quando essa técnica de rebatimento é usada corretamente, o uso do flash passa despercebido.
A maioria dos flashes tem recurso de rebatimento, embora alguns tenham mais flexibilidade e inclinação da cabeça do que outros.
Todo o flash moderno também o modo TTL (Através da Lente). Isso assegura que o ajuste de uma potência extra para o flash seja automática.
Contudo, o flash rebatido pode parecer sem graça – a luz é muito uniforme. Os retratos também podem ficar sem brilhos no olhar (catchlight). Para adicionar isso, use um cartão para rebatimento encontrado em vários flashes. Esse cartão de plástico direciona parte da luz do flash diretamente para o tema, gerando o reflexo nos olhos, conhecido como catchlights.
A luz dura, direcional, que o flash embutido da maioria das DSLRs produz, pode acabar com a atmosfera e trazer pontos indesejados no rosto e criar sombras.
Aproveite para rever mais dicas sobre flashes em eventos sociais nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.