RECORTE DIRETAMENTE NA CÂMERA

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Tudo – seguramente – em seu visor que estiver dentro do plano de foco será registrado na imagem exatamente do jeito que você o enquadrou

E isso inclui todas as interferências visuais acima, abaixo e ao lado de seu assunto previamente selecionado.

Tudo aquilo que não estiver no plano de foco (elementos de primeiro e segundo planos que estejam fora de foco, tons ou formas) podem interferir em sua composição.

Portanto, novamente, antes de pressionar o botão do disparador, inspecione a cena de alto a baixo e de um lado a outro de seu visor.

Afaste-se do visor ou simplesmente feche os olhos e imagine aquilo que você pensa estar fotografando.

Em seguida, olhe pelo visor ou abra seus olhos para ver se a composição imaginada está mesmo em seu visor.

Quanto fizer isso, não se concentre muito no assunto, mas no seu entorno: há muito espaço vazio em torno do assunto, indicando que ele não está preenchendo o quadro?

O segundo plano proporciona mais ênfase no assunto ou tira a atenção dele? Se sua câmera dispuser de um botão de profundidade de campo, pressione-o para saber se o fundo vai oferecer o efeito esperado.

Não há momento melhor para fazer o recorte de uma composição inadequada do que imediatamente antes de apertar o botão do disparador.

Os aplicativos de pós-produção de imagem podem fazer isso para você, claro, mas somente depois que a foto for batida. Não é melhor valorizar mais o seu tempo?

Aproveite para rever mais dicas e macetes sobre composição e estética fotográfica, nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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