REPRODUÇÃO DE GRAVURAS

em dicas de fotografia, Equipamentos.

Reprodução de gravuras, fotografia de ilustrações, pinturas, desenhos, composições tipográficas, original, fotografia aulas, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, Enio Leite, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, ana maria braga,

A fotografia de Ilustrações planas como pinturas, desenhos, composições tipográficas e fotografia sobre papel – pode ser tecnicamente muito difícil

Como regra geral pretende se reproduzir o original com a maior fidelidade possível, variando os métodos consoantes ao tipo de gravura.

Há três tipos principais de originais planos: de tom contínuo, de meios tons e de traços. Nas gravuras de tons contínuos, os tons e as cores fundem-se entre si de forma gradual, até nos aumentos. Os meios tons são produzidos por reprodução fotomecânica, e compõe-se de um conjunto de pontos de tinta, suficientemente finos para darem uma ideia de continuidade (as fotografias reproduzidas neste livro são deste tipo). Os originais de traço, como os caracteres tipográficos, são de tinta de um só tom sobre um fundo de tonalidade sem meios tons.

Fidelidade

Quando se faz uma reprodução produz-se sempre uma cera perda na qualidade da imagem, por mínima que seja. Estas perdas verificam-se em três áreas; pormenores, gama total (contraste) e cores. O contraste pode ser reforçado ou reduzido, por aumento ou redução d tempo.

Na fotografia normal, uma resposta imperfeita às cores não tem importância, já que as diferenças são, em geral, mínimas; pelo contrário, quando se acompanha um original e a sua reprodução fotográfica, qualquer inexatidão será logo detectada. O melhor é tentar filtrar as cores mais importantes. Nas reproduções fotomecânicas por vezes inclui-se na reprodução uma referência padrão de cor, como a Kodak Superation guide, para que sirva de guia ao impressor.

Nas reproduções a preto e branco, a filtragem permite certo controle das manchas. O amarelo do papel, por exemplo, pode ser eliminado com o uso de um filtro amarelo.

Alinhamento

A melhor maneira de ter certeza de que o eixo da objetiva está situado exatamente em ângulo reto com o original é fazer reproduções verticais, e utilizar um nível de bolha de ar. Um teste ainda mais rigoroso consiste em colocar um espelho de mão no centro do original e focar a objetiva sobre sua própria imagem refletida: o alinhamento é exato se a imagem da objetiva se encontrar precisamente no centro do visor.

Quando, porém, se trata de uma pintura de grande tamanho, talvez isso não seja possível.

Para reproduzir fielmente, é preciso calcular o ângulo em que a pintura se encontra suspensa (com um clinómetro) ajustando a seguir a fotocêmera ao mesmo ângulo. Há outro método mais trabalhoso que reside na utilização de um visor com vidro quadriculado para saber se os seus lados opostos do enquadramento da pintura ficam paralelos.

Aproveite para rever mais dicas sobre reprodução nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)