REPRODUÇÃO DE GRAVURAS

em dicas de fotografia, Equipamentos.

Reprodução de gravuras, fotografia de ilustrações, pinturas, desenhos, composições tipográficas, original, fotografia aulas, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, Enio Leite, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, ana maria braga,

A fotografia de Ilustrações planas como pinturas, desenhos, composições tipográficas e fotografia sobre papel – pode ser tecnicamente muito difícil

Como regra geral pretende se reproduzir o original com a maior fidelidade possível, variando os métodos consoantes ao tipo de gravura.

Há três tipos principais de originais planos: de tom contínuo, de meios tons e de traços. Nas gravuras de tons contínuos, os tons e as cores fundem-se entre si de forma gradual, até nos aumentos. Os meios tons são produzidos por reprodução fotomecânica, e compõe-se de um conjunto de pontos de tinta, suficientemente finos para darem uma ideia de continuidade (as fotografias reproduzidas neste livro são deste tipo). Os originais de traço, como os caracteres tipográficos, são de tinta de um só tom sobre um fundo de tonalidade sem meios tons.

Fidelidade

Quando se faz uma reprodução produz-se sempre uma cera perda na qualidade da imagem, por mínima que seja. Estas perdas verificam-se em três áreas; pormenores, gama total (contraste) e cores. O contraste pode ser reforçado ou reduzido, por aumento ou redução d tempo.

Na fotografia normal, uma resposta imperfeita às cores não tem importância, já que as diferenças são, em geral, mínimas; pelo contrário, quando se acompanha um original e a sua reprodução fotográfica, qualquer inexatidão será logo detectada. O melhor é tentar filtrar as cores mais importantes. Nas reproduções fotomecânicas por vezes inclui-se na reprodução uma referência padrão de cor, como a Kodak Superation guide, para que sirva de guia ao impressor.

Nas reproduções a preto e branco, a filtragem permite certo controle das manchas. O amarelo do papel, por exemplo, pode ser eliminado com o uso de um filtro amarelo.

Alinhamento

A melhor maneira de ter certeza de que o eixo da objetiva está situado exatamente em ângulo reto com o original é fazer reproduções verticais, e utilizar um nível de bolha de ar. Um teste ainda mais rigoroso consiste em colocar um espelho de mão no centro do original e focar a objetiva sobre sua própria imagem refletida: o alinhamento é exato se a imagem da objetiva se encontrar precisamente no centro do visor.

Quando, porém, se trata de uma pintura de grande tamanho, talvez isso não seja possível.

Para reproduzir fielmente, é preciso calcular o ângulo em que a pintura se encontra suspensa (com um clinómetro) ajustando a seguir a fotocêmera ao mesmo ângulo. Há outro método mais trabalhoso que reside na utilização de um visor com vidro quadriculado para saber se os seus lados opostos do enquadramento da pintura ficam paralelos.

Aproveite para rever mais dicas sobre reprodução nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.