RETRATAR TRÊS DIMENSÕES EM DUAS

em Composição Fotográfica.

Com exceção da função de “ponto de entrada” na imagem, o papel de todos os planos é o mesmo do primeiro

Ou seja, além de dar informações sobre a cena e de contribuir para a harmonia da composição, a construção dos planos é o elemento que permite retratar a profundidade.

O desafio do fotógrafo é retratar num plano em duas dimensões a realidade em três dimensões que os olhos consigam perceber. Combinando a organização dos planos sucessivos com noções de perspectiva e de profundidade de campo e as regras básicas de composição, o fotógrafo consegue passar uma forte noção de terceira dimensão no limite de duas.

É a sucessão dos planos que vai permitir sugerir essa profundidade. Usar truques como a repetição de um mesmo elemento em vários planos permite ressaltar o espaço. Com o efeito de perspectiva, os elementos mais próximos terão um tamanho maior do que os mais distantes. Assim, o diferencial de tamanho ajuda a retratar a distância.

É possível conseguir esse efeito ao colocar, por exemplo, duas arvores em dois planos diferentes, que, por ter tamanhos distintos, darão a impressão de profundidade. Nesse procedimento, o uso das diagonais ou do ritmo (por repetição de um mesmo objeto tal coo colunas, árvores, janelas etc.) evidencia a profundidade, além de trazer dinamismo.

ATENÇÃO:

Todos os planos têm importância na organização dos elementos que definirá a composição de uma fotografia.

É possível superar o desafio de retratar a realidade em três dimensões nos limites de uma imagem de duas dimensões.

A sucessão de planos, a organização dos elementos e a composição é que irão sugerir para os olhos do observador a terceira dimensão, que não existe.

O efeito da perspectiva é o mais forte aliado do fotógrafo na busca pela representação da profundidade na imagem.

Uma série de técnicas de composição, entre elas a repetição de elementos, auxilia a passar uma noção de três dimensões em uma fotografia.

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