Com as imagens tratadas ou reveladas a partir de negativos, entra em cena o processo de criação. É aqui que o fotografo seleciona as imagens, monta a narrativa da história e confecciona o seu produto.
A preocupação com a qualidade deve ditar cada ato. Por isso, nada de apresentar cópias ou arquivos malfeitas na expectativa de vender o material. Quanto mais personalizado for o trabalho, melhor será a aceitação.
O álbum de casamento resiste a modismos e ainda se mostra como o mais pedido com sua nostálgica capa de couro e nervuras na lombada. Mas a moda em papel, agora, é o livro de casamento. A principal diferença está na linguagem moderna de suas páginas diagramadas. Ótima solução para casais jovens e dinâmicos.
Na onda da tecnologia digital, alguns profissionais incrementaram sua gama de opções. Além dos apetrechos fotográficos de papel, muitos fotógrafos presenteiam os noivos com um DCD ou pendrives carregado de provas digitais em baixa resolução, para baixar em tablets ou celulares. A mídia entregue contém fotos extras. Os noivos enviam as fotografias por e-mail e, ao surgir interessantes em imprimir alguma imagem, o fotografo é procurado e termina por vender mais algumas fotos avulsas.
Outro modo de tornar disponível esse serviço, é a veiculação de fotografias do casamento na internet. Esse método exige uma concessão prévia dos donos da festa. Criando um álbum virtual, também é possível vender fotos avulsas. As imagens mais aceitas são de pais, avós, parentes. As daminhas de honra também fazem muito sucesso.
Finais felizes dentro do mercado da fotografia de casamentos só aparecem depois de muito suor. A experiência conta muito e ajuda a vender o seu trabalho. Mas, para se dar bem nessa área especifica da fotografia social, o fundamental é ter talento e deixar a emoção operar a câmera. Mas não negligencia sua competência técnica. Afinal, as provas de carinho e os registros espontâneos são gravados da mesma forma.
Mas nunca se esqueça do que vai diferenciar você nesse concorrido mercado é seu estilo, criatividade e olhar fotográfico. Veja mais dicas na literatura técnica de seus cursos modulares da Escola Focus.