RIOS, CACHOEIRAS E LAGOS

em Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia.

  rios, cachoeiras, lagos, reflexos, movimentos, fotos de paisagem, cena, fundo, lente grande angular, diafragma fechado, profundidade de campo, escolas de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escolas de fotografia, atletas nuas

Com reflexos e movimentos, há muitas razões para incluir água nas fotos de paisagem

Seja em um lago calmo em uma cachoeira, água pode mudar drasticamente as características de suas fotos de paisagem. Eis aqui quatro formas diferentes de captura-la.

POUCA PROFUNDIDADE DE CAMPO

Manter a maior parte da cena focada da frente para o fundo usando uma lente grande angular e diafragma mais fechado (como f/16) não é única opção quando se está fotografando paisagens. Por que usar pouca profundidade de campo para dar um visual completamente diferente às suas fotos?

Essa abordagem funciona melhor se você tiver um elemento como uma flor, uma rocha ou uma árvore em primeiro plano, pois cria um ponto focal na imagem. Você precisa escolher um diafragma mais aberto (como/4) e focar no elemento mais próximo da câmera para obter o efeito mais dramático. O que você deve lembrar aqui é que, quanto maior for à distância entre o elemento no primeiro plano e o fundo, mais fora de foco ficará fundo.

NÍVEL DE ÁGUA

O mais comum é ver paisagem na altura dos olhos, então é algo simples como fotografar de uma posição mais baixa ou alta pode transformar suas imagens. Ao fotografar, experimente chegar o mais próximo possível do nível da água – além de dar uma perspectiva diferente à cena, isso melhora também qualquer reflexo na superfície da água.

EMBAIXO D’ÁGUA

Você pode ir além de clicar embaixo d’água para capturar uma visão diferente da paisagem. Em vez de submergir totalmente a câmera, posicioná-la de mode que você capture não só a paisagem, mas também o que há sob a superfície da água, resultam em uma imagem dramática e incomum.

Água e câmera caras não se dão muito bem, então você precisará de algo que proteja o seu equipamento antes de submergi-lo. Em vez de usar equipamentos profissionais, foi utilizado um aquário simples para fazer as imagens.

Embora pareça arriscado afundar o aquário na água com a sua câmera dentro, você não deverá ter problemas se testá-lo antes para verificar se não há nenhum vazamento.

Para foto (abaixo, à esquerda), também foi usado um filtro degradê de densidade neutra de 2 pontos para obter uma exposição mais equilibrada entre a água e o solo. Com a câmera no modo de exposição manual, foi definida exposição antes de colocar a câmera dentro do aquário; um controle remoto foi acoplado para facilitar o disparo.

Essa técnica só é apropriada em águas calmas, não no mar, já que o topo do aquário fica aberto. Qualquer onda tornará impossível capturar a superfície da água, e a água em contato com a lateral do aquário em frente à lente ficará visível na área da foto reservada para elementos fora d’água.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de natureza nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.